#CaféConvidado: Prisões na FIFA escancara crise no futebol

junho 02, 2015



Na seção Café Convidado desta semana, o professor de Comunicação, Anderson Gurgel, fez um artigo bastante interessante sobre os escândalos recentes da FIFA, com a prisão de alguns diretores pelo FBI. Para Gurgel, a prisão escancara a crise pelo qual passa o futebol e se soma a mais um arranhão na entidade máxima do futebol mundial. Abaixo, confira o texto:

Tempestade perfeita na FIFA?

*Por Anderson Gurgel

A prisão de dirigentes "de peso" da Fédération Internationale de Football Association (FIFA), na última semana, mostra que a complexidade do atual sistema capitalista. Se ao mesmo tempo, chegamos a isso tudo por causa da forma altamente mercantilizada com que os cartolas tratam o futebol, esse mesmo sistema não está mais tolerando os modelos "tradicionais" de gestão dos clubes e entidades esportivas: sem transparência, patrimonalista e exuberantemente permeável a múltiplas formas de corrupção.

Apesar de ser o início de uma investigação e ainda sem certeza de culpas e de eventuais punições, a notícia do dia é um fato que dá esperança. Sim, é algo que pode ser visto como positivo, pois mexe com a estrutura atual do futebol mundial e mostra que a modelo precisa de mudanças urgentes.

A diferença do fato atual em relação aos sucessivos escândalos que já vinham sendo feitos ao Sistema FIFA e parceiros é que, desta vez, as denúncias levaram a um processo nos EUA com a aplicação das atuais e bem rigorosas leis anticorrupção de lá. Isso realmente é um fato novo e pode gerar desdobramentos surpreendentes nos próximos dias.
Foto: iStock / Reprodução. 

É importante lembrar a pressão sobre a FIFA vem num crescendo há bastante tempo. A entidade saiu do Brasil com a imagem extremamente arranhada, pois a gestão da Copa de 2014 só foi benéfica para ela. O país ficou com a conta para pagar. Os protestos não perdoaram a entidade.

Em nível internacional, a péssima imagem acentuou-se com a definição de Rússia e Catar para as Copas de 2018 e 2022. Há inúmeras suspeitas de irregularidades nessas escolhas. Pode ser que isso entre novamente no foco das discussões.

Sobre o Catar, ainda, a FIFA vem sofrendo grande pressão dos seus parceiros e patrocinadores por causa das denúncias envolvendo trabalho escravo e mortes no processo de preparação das arenas. Visa, Coca-Cola e Adidas estão seriamente preocupadas e já vinham pressionando a entidade. As marcas sabem que, no mundo contemporâneo, há corresponsabilidade e que os escândalos "colam" nas marcas-parceiras também.

O cenário de "tempestade perfeita" é completado com o fato de que, em alguns dias, mesmo após as eleições na FIFA não há nenhum sinal de mudança. Ainda que os dirigentes neguem, tudo o que está acontecendo levaram o modelo da entidade máxima do futebol "ao chão". A ver como e se a entidade conseguirá sair desse escândalo. Acho que dificilmente isso acontecerá sem perdas, ao menos do ponto de vista, da imagem pública.

  


 _____________________________
*Perfil: Anderson Gurgel é professor de Comunicação Esportiva da Universidade Presbiteriana Mackenzie e autor do livro "Futebol S/A - A Economia em Campo (Ed. Saraiva, 2006).






  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






  



Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários