Pesquisa mostra horário nobre dos posts nas redes sociais

junho 01, 2015



Quem trabalha com produção de conteúdo na web já notou que em alguns dias e horários há posts que apresentam maior engajamento do que os outros. Mas, qual o motivo? A resposta é simples: existe um horário nobre nas redes sociais. Por exemplo, o horário das 21h é faixa que mais tem pessoas online na internet brasileira.

Esta constatação faz parte de uma pesquisa realizada pela empresa Scup, especializada em monitoramento e mineração de dados nas redes sociais. Para ver o estudo completo, clique aqui. O levantamento mostrou ainda que os períodos mais suscetíveis a postagens são terças e quartas-feiras, responsáveis por 15,9% das 86,5 milhões de menções, desbancando as quintas e sextas-feiras.

Já sobre publicações de usuários em 2014 no Brasil, contabilizou 50,7% dos posts do Facebook, 46,1% do Twitter e 3,2% do Instagram e indicou os dias e horários “mais nobres” para postagens. O pico de mensagens no Facebook foi catalogado quarta-feira, entre 11h e 12 horas, com 801 mil posts. “As pessoas aproveitam o horário mais livre para estarem conectadas”, analisa a diretora-executiva da Scup, Soraia Lima.

No Twitter, por exemplo, o domingo é o dia apropriado para postar. Costumam ajudar as partidas de futebol. O número de postagens cresce vertiginosamente até às 23h. “Nesses horários a TV se vale de dispositivos para interagir com os telespectadores”, explica Soraia. O período que afasta o internauta do Twitter começa na sexta-feira, a partir das 19h.

Enquanto isso, o Instagram – uma das redes sociais de maio ascensão no Brasil, apresentou um volume de menções 235% superior em relação ao ano passado. Sexta, sábado e domingo são os dias preferenciais para postagens, sendo o horário de 17h de sábado, o dia de maior engajamento e participação do público.

De acordo com a pesquisa, houve um aumento de publicações nas redes sociais em 2014. Foram 97% mais posts em relação a 2013 (de 86 milhões para 170 milhões). “A crescente venda de smartphones e o acesso à Internet possibilitaram esse avanço. Some também eventos como a Copa do Mundo e as eleições, que demandaram grande participação nas redes sociais”, desta Soraia Lima. Ela ressalta que o percentual de 2014 pode não ser mantido em 2015, mas acredita na tendência de crescimento. “É um processo irreversível”, diz.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista





MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários