Botecar 2015 premia o mais gostoso tira-gosto de BH

junho 01, 2015



Em uma festa que levou quase 6 mil pessoas ao estacionamento do Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, no último sábado (23/05), o Botecar 2015 teve como prato vencedor o "Divino Adão e Eva no Paraíso"  que leva carré de porco, purê de mandioca, paçoca de carne de sol e geleia de pimenta. Ao todo, tira-gostos dos 55 bares participantes foram avaliados por mais de 150 mil pessoas.

O festival, que foi criado em 2014 para retomar a cultura de botecos de raiz da capital mineira, terminou ao som de música boa, tira-gostos de dar água na boca, cerveja gelada e muita comemoração por parte dos vencedores. O Botecar 2015 reuniu cerca de 30 bares participantes e shows do grupo de choro “Sarau Brasileiro”, a banda “O Síndico” e o bloco “Chama o Síndico”.

“O sucesso de um evento lotado como este de hoje só comprova que o público de Belo Horizonte abraçou a proposta do Botecar. Chegamos ao final desta segunda edição extremamente satisfeitos com os resultados e conscientes da responsabilidade que temos pela frente, para as próximas edições”, disse o organizador Antônio Lúcio Martins.

A homenagem às cidades mineiras, tema do Botecar 2015, foi outro acerto, na opinião do organizador. Ao longo do festival, os 55 bares participantes homenagearam 45 cidades de diferentes regiões do Estado, seja pelos pratos concorrentes seja pela decoração dos bares. “Esta homenagem foi um atrativo à parte, que chamou a atenção do público”, afirmou.

Ninguém teve mais motivos para comemorar durante o encerramento do festival que Leonardo Marques, proprietário do Boteco da Carne. Seu bar foi escolhido por públicos e jurados o campeão do Botecar 2015. O título foi o primeiro em um festival do gênero. “Este prêmio vem coroar um trabalho feito com muito carinho não só por mim como por toda a minha equipe. Estou muito feliz”, disse.
Fotos: Alexandre Carvalho / Reprodução. 

O prato do Boteco da Carne, “Divino Adão e Eva no Paraíso” (carré de porco acompanhado de purê de mandioca e paçoca de carne de sol com geleia de pimenta), foi uma homenagem à cidade de Divinópolis, onde Leonardo foi criado. Ele conta que se inspirou na costela de porco frita com mandioca que comia em bares tradicionais da cidade durante a adolescência. “Fiz uma adaptação daquele prato que me remete às minhas primeiras experiências como frequentador de botecos”, contou.

O segundo lugar ficou com o Bar do Doca, que homenageou a cidade de Itabira com o prato “Zelopão Orapronobis”, uma rabada com orapronobis e angu. No palco, Sebastião Lage, o Doca, fez questão de enaltecer o festival e os donos dos outros 54 bares participantes. “Nós somos guerreiros. Estamos mudando a história de Belo Horizonte”, disse.

Em terceiro lugar, o Bar e Restaurante Casa Velha homenageou Dores do Indaiá, com o prato “Moiadim no sequin com bolim”, um angu de orapronobis com ragu de costelinha, farofa de carne seca e croquete de pernil. Quem também saiu premiado foi o garçom Erisney Pereira Rocha, o Gigante, do Agosto Butiquim.

Em votação paralela feita por meio do site do festival ele foi eleito pelo público o melhor garçom entre os que trabalham nos 55 bares participantes. Além do troféu de Chefia Camarada, o Gigante ganhou um fim de semana em um hotel fazenda, um relógio e um kit da Cachaça Decisão, uma das patrocinadoras do Botecar.

O evento

O Botecar foi criado em 2014 com o objetivo de retomar as raízes da cultura tradicional de botecos, gerando um movimento de valorização, desenvolvimento e aprimoramento do segmento em Belo Horizonte. É legitimado pelo fato de ter entre os 55 participantes alguns dos bares mais tradicionais e apreciados da capital. Em sua segunda edição, em 2015, movimentou os botecos entre os dias 8 de abril e 9 de maio.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.





  




Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários