Fim do “Notícias da Manhã” mostra descaso do SBT com o Jornalismo

abril 15, 2015

Neila Medeiros apresentou no SBT os extintos "SBT Notícias" e "Notícias da Manhã". Foto: SBT / Reprodução. 


O telespectador que assiste TV logo cedo tomou um susto esta semana quando percebeu que o telejornal Notícias da Manhã, do SBT, deixou a grade de programação sem aviso prévio. Com uma média de 4 pontos de audiência, o noticiário comandado por Neila Medeiros era uma opção leve e informativa para quem quer fugir do estilo “espirra que sai sangue” da concorrência.

Criado inicialmente para ser um boletim informativo ao vivo de meia hora, depois da enésima reprise de madrugada do Jornal do SBT Manhã, o Notícias da Manhã foi galgando o seu espaço na grade até chegar ao ponto de ficar por três horas ao vivo, de 06h às 09h da manhã. O mérito inicial foi de César Filho que, praticamente, criou uma identidade informativa para as manhãs do SBT.

Com a saída dele do SBT para a Record, Neila Medeiros assumiu o Notícias da Manhã de forma segura e bem humorada. A jornalista formou um trio super bacana e bem entrosado com Bruno Vicari e Carolina Aguaidas, que começou a fazer toda a diferença no vídeo. Além disso, chamava a atenção o fato do noticiário ter merchandising e se permitir livre para abordar qualquer tipo de pauta.

Ao retirar uma hora do telejornal para por desenhos antigos que não empolgaram a audiência e depois voltar atrás, a decisão deixou o público ainda mais confuso sobre a duração do telejornal na grade de programação. E a apreensão foi confirmada no início desta semana quando o SBT anunciou o fim do Notícias da Manhã e dispensou 46 profissionais envolvidos diretamente com a produção e que não poderiam ser reaproveitados em alguma outra atração.

Neila Medeiros, Bruno Vicari e Carolina Aguaidas continuam como contratados do SBT, mas ainda sem nenhum projeto especifico. Perde o público que não terá uma opção diferenciada na TV, mas perde também, principalmente, os profissionais que precisarão se relocar no complicado mercado do jornalismo e da comunicação de um modo geral.

Dar fim ao Notícias da Manhã é uma prova viva do descaso do SBT com o departamento de Jornalismo, rifando um produto que possuía um bom acabamento editorial e que dava muito visibilidade para as matérias jornalísticas de outras Praças onde o SBT não tem emissora própria – coisa que está cada vez mais em extinção nos outros telejornais. É um telejornal que vai fazer falta na TV.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. É UMA PENA PRQ ERA O UNICO JORNAL BOM PRA GENTE ASSISTIR NAS MANHÃS SEMANAIS. QUANDO PERCEBI ESTAVA PASSANDO TON E JERRY E QUAIS CRIANÇAS ACORDAM CEDO NESTE HORARIO PRA ASSISTIR...AFF. RESTA AGORA VER AS MESMAS PORCARIAS DE SEMPRE DOS OUTROS CANAIS. LASTIMAVEL

    ResponderExcluir
  2. Essas grandes redes de televisão costumam ser tendenciosas e fúteis, com pouca atenção para a qualidade da programação, em qualquer dia ou horário.

    ResponderExcluir