Será que o aplicativo Dubsmash tem prazo de validade?

abril 16, 2015

Foto: Tech Tudo / Reprodução.


Nos últimos dias, você deve ter notado na sua timeline alguns vídeos curtos com dublagens engraçadas. Trata-se do aplicativo Dubsmash, criado na Alemanha, e que se tornou uma febre nas redes sociais. A ferramenta permite que qualquer pessoa duble trechos de música, bordões de novelas, filmes ou séries.

O aplicativo foi lançado em novembro do ano passado, mas somente nos últimos dias atraiu a atenção do público e viralizou. Dividido por temas como comédia, desenhos, TV, hits da internet e outros, o Dubsmash traz uma gama de frases disponíveis para o usuário brincar à vontade e compartilhar o resultado final em outros canais como Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo.

O vídeo é feito pela câmera frontal do smartphone ou tablet – como se fosse uma foto selfie. Algumas frases famosas de novelas, séries ou filmes, ou ainda bordões que viraram meme nas redes sociais – tais como o "Eu sou rica, rhycaaaa", "Eita, Giovana!", "Põe a cara no sol", "Pedro, cadê me chip?", são algumas das frases mais lembradas pelo público na hora de criar uma dublagem pelo aplicativo.

Mas, será que o Dubsmash tem prazo de validade? Sim, infelizmente tem. Não no sentido de funcionalidade técnica, mas no modo como o internauta o encara hoje e como o verá daqui alguns meses ou anos. Com toda certeza, será uma relação diferente. Usar o app para dublar um vídeo engraçado e compartilhar com os amigos pode ter sentido hoje, mas e amanhã?

Afirmar que o Dubsmash é uma modinha, seria muito superficial. E chega a ser curioso como uma empresa, marca ou produto acabam surfado na onda a ponto de pautar novas ações nas mídias sociais. Acredito que o aplicativo tem mais potencial para um meme. Até porque um meme tem a sua força durante um determinado tempo, mas depois vai perdendo a sua intensidade assim como um cometa.

Em um determinado momento, o meme vai atingir o ápice no céu das redes sociais, mas depois vai desaparecer e virar uma lembrança boa, algo para que marcará uma época ou algum momento bem específico da nossa relação humana que está cada vez mais densa e presa às redes. No fritar dos ovos, talvez seja isso que aconteceu com o Dubsmash: ele virou um cometa virtual. Um aplicativo em forma de meme que todo mundo curtiu, compartilhou ou ignorou.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Algumas marcas entraram sim no clima... http://exame2.com.br/mobile/marketing/noticias/como-as-marcas-abracaram-a-febre-do-dubsmash :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica, Seles! Fiz a alteração na postagem. :)

      Excluir