#CaféRapidinhas: Inhotim, Entre Abelhas e Rachel Sheherazade

abril 17, 2015



Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado:

Coxinha

Reacionária ao extremo, a jornalista Rachel Sheherazade, que apresenta o telejornal SBT Brasil, no SBT, decidiu culpar a presidente Dilma Rousseff e o PT pela queda de audiência de sua página no Facebook. De acordo com Sheherazade, o encontro da presidente do Brasil com e Mark Zuckerberg resultou no declínio de audiência da página dela na rede social. Nas redes sociais, ela classificou o episódio como “censura petista”. Rapidamente, a jornalista se transformou em piada nas redes sociais, uma vez que esse fato não procede. Na verdade, em março deste ano o Facebook fez uma limpa em perfis falsos e inativos na rede social, o que ocasionou uma queda significativa em muitas Fan Pages.

Término

A Editora Abril confirmou, na tarde dessa quinta-feira (16/04), o fim das edições regionais da revista Veja em Belo Horizonte e Brasília-DF. Ainda, de acordo com a editora, os sites das publicações continuarão ativos, com foco em roteiros culturais e na seção “Comer & Beber”. A última edição das revistas irá circular no próximo sábado (18/04). Pelo menos 40 profissionais teriam sido demitidos após a decisão de encerrar as Vejinhas (apelido dado às edições regionais da Veja), o que ainda não foi confirmado oficialmente pela  editora.

Reportagem

Até o dia 15 de maio, a Agência Pública – especializada em jornalismo investigativo, está com inscrições abertas para o seu 5º concurso de microbolsas para reportagens. O tema deste ano é “Criança e água”, muito em função da crise hídrica que estamos vivendo. A proposta é contar histórias de personagens que dificilmente veríamos na mídia tradicional. As inscrições podem ser feitas através de um formulário online. Os repórteres que se inscreverem devem apresentar a proposta de pauta, pesquisa inicial e plano de trabalho. As pautas vencedoras serão selecionadas anunciadas no dia 21 de maio.

Política

O jornalista, locutor esportivo e deputado estadual, Mário Henrique Caixa (PCdoB), assumiu nesta quinta-feira (16/04), o comando da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), na Cidade Administrativa. Até a última semana, a pasta era representada pelo Dr. Geraldo Pimenta, do mesmo partido. Como jornalista, ela já passou por cinco continentes e mais de 39 países, colecionando cinco coberturas de Olimpíada. De acordo com o secretário, será um grande desafio atuar na área do turismo. Em 2016, Minas Gerais irá sediar alguns jogos das Olimpíadas, além de receber as delegações Reino Unido, China, Canadá e Irlanda.
Mário Henrique Caixa ao lado do Governador Fernando Pimentel. Foto: Setur / Reprodução. 



Parceria

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) firmou parceria com o curso de jornalismo do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) para a realização do projeto PROEX – Tecnologia em Televisão. O convênio visa o trabalho conjunto entre a UNESP e a SET para a realização de uma atividade de formação e desenvolvimento dos futuros jornalistas que irão lhe trabalhar com a produção de conteúdo para o mercado audiovisual. Para participar do PROEX, os interessados devem fazer sua inscrição enviando um e-mail para: proextectv@gmail.com

Cinema

No primeiro papel dramático da carreira, o ator e humorista Fábio Porchat encarou o desafio de interpretar um personagem diferente de tudo que ele já fez na TV ou na internet. Em Entre Abelhas, filme que chega aos cinemas em 30 de abril, e dirigido por Ian SBF, Porchat dá vida a Bruno, um jovem perto dos 30 anos que deixa de enxergar as pessoas. “É muito mais difícil você contracenar com alguém fingindo que ele não está. É mais fácil não ter ninguém ali, do que fingir que tem”, confessa o ator. Abaixo, confira mais detalhes no trailer oficial de Entre Abelhas:


Leão

Você tem dúvidas sobre Imposto de Renda? É que até o dia 30 de abril, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) oferecerá gratuitamente um posto de esclarecimento de dúvidas sobre este assunto para a população da capital mineira. Pessoas físicas que tiverem dúvidas sobre o preenchimento da Declaração Anual podem procurar a sede da CDL/BH, localizada à Avenida João Pinheiro, 495, bairro Funcionários, de segunda a sexta-feira, de 08h30 às 12h.

Curso

O Cine 104, localizado no Espaço CentoeQuatro (Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro – BH) promove nos dias 25 e 26 de abril, das 14 às 17 horas, um Curso Livre com Adirley Queirós, diretor do longa Branco sai, Preto fica e um dos mais renomados cineastas brasileiros dos últimos anos. O curso será oferecido no âmbito do projeto “Encontros com Realizadores”, iniciativa do Cine 104 que propõe a troca de conhecimento entre realizadores, estudantes, profissionais e público interessado em cinema. Serão oferecidas 70 vagas, as inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas pelo Sympla.

Design

Durante a abertura dos eventos Salone Del Mobile e Fuorisalone Milano, na cidade de Milão, na Itália, foi inaugurada a exposição “Sou do Mundo, sou Minas Gerais”. A iniciativa ocorre dentro do Brazil S/A, espaço que promove o relacionamento entre empresas e profissionais brasileiros dos segmentos de arquitetura, arte, decoração e design, com o apoio do SEBRAE, além de buscar novas oportunidades de negócios para o setor, apresentando trabalhos e discutindo propostas que evidenciam a cultura brasileira e seu valor artístico no design internacional.
Foto: Mob Arte / Reprodução. 

Desconto

Professores e outros profissionais que atuam no universo educacional passam a ter meia-entrada garantida no Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para usufruir desse benefício, os interessados devem apresentar, no ato da aquisição da entrada, um comprovante de vínculo empregatício com alguma instituição formal, como o crachá ou contracheque. O benefício é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), das secretarias municipais e do Instituto Inhotim. Além disso, o espaço também passa a aceitar o cartão Vale-Cultura da operadora Sodexo para a aquisição de ingressos.

Homenagem

Será realizada na próxima terça-feira (21/4), em Ouro Preto, a 64ª edição da solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência. Este ano, o orador da cerimônia será o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O título foi criado em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitscheck para homenagear pessoas que prestaram relevantes serviços para a promoção e desenvolvimento do estado. É a maior comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais e possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. A entrega é anual e terá transmissão da Rede Minas.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários