#CaféRapidinhas: Baixa audiência da Globo, Lhama Knowledge e BH

abril 05, 2015



Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado: 

TV 

No mês em que comemora 50 anos, a Rede Globo amargou a pior audiência em um final de semana, neste último sábado (04/04). Com share baixo (número de televisores ligados), a Globo sentiu na pele a rejeição do público em relação à novela Babilônia, que marcou apenas 18,4 pontos (32,8% de share). Mesmo índice da reprise da novela O Rei do Gado, no Vale a Pena Ver de Novo, na última sexta-feira (03/04).

O fraco desempenho da novela escrita por Gilberto Braga, João Ximenes Braga e Ricardo Linhares fez com que os internautas deixassem a hashtag #DáMaisQueBabilônia ficar entre os assuntos mais comentado no Twitter e em outras redes sociais. A partir desta semana começa uma operação de guerra nos bastidores para tentar salvar a novela que, mesmo alterando a vinheta de abertura e mudando o rumo de alguns personagens, não cativou boa parte do público.

Reality

Com humor e irreverência, o economista e consultor Fred Rocha será um “vendedor oculto” e comandará o reality show Fred Rocha: Vendendo de verdade. A veiculação será disponibilizada na internet e em diversas redes sociais, a partir deste mês abril de 2015. Câmeras escondidas, até instaladas em óculos, vão monitorar o atendimento de consumidores das classes C e B em uma loja de Belo Horizonte, com direito a entrega de produtos na casa de alguns clientes. O especialista sentirá na pele as dificuldades de vendedores e lojistas em acompanharem o ritmo do novo consumidor, que está cada vez mais informado e conectado.

Social Media

A agência Lhama.me, da jornalista e professora universitária Raquel Camargo, abriu inscrições até o dia 10 de abril para a 2ª edição do Grupo de Estudos de Comunicação Digital e Mídias Sociais, em Belo Horizonte. Nesta nova temporada, os encontros serão divididos em duas turmas independentes, aos sábados e as terças, com uma programação distinta e bastante variada. Trata-se de um projeto pioneiro na capital mineira, chamado Lhama Knowledge, que realiza uma série de encontros com profissionais e entusiastas do meio digital, partindo de uma didática de conversação mais interativa e intimista. Leitores do blog Café com Notícias poderão usar o cupom indicalhama que oferece 10% de desconto. Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

Inovação

A Google Inc. acaba de lançar mais um novo dispositivo: o Chromebit.  Trata-se de uma espécie de mini moden que roda o Chrome OS e pode ser conectado a uma TV ou monitor por meio da entrada HDMI, funcionando como um computador. Para utilizá-lo, será necessário também um mouse e um teclado. O Chromebit aceita, inclusive, pareações via bluetooth. Toda a alimentação é feita via HDMI e não há necessidade de bateria ou recarga. O novo aparelho, fabricado através de uma parceria com a Asus, deve ser lançado entre junho e setembro, pelo custo de aproximadamente US$ 99.

Teatro

O Festival Estudantil de Teatro (FETO), que em outubro irá reunir espetáculos, atividades formativas, oficinas, reflexões, vivências e encontros com profissionais das artes cênicas, abre inscrições para sua 15ª edição. Estudantes de todo o Brasil – de Ensino Fundamental, Médio e Superior, cursos técnicos e livres – podem se inscrever até o dia 15 de junho para se apresentarem em Belo Horizonte com espetáculos de diferentes linguagens cênicas e performances, seja com textos próprios ou de terceiros, inéditos ou não. O festival abre espaço para duas categorias distintas – Escola de Teatro e Teatro na Escola – nas modalidades rua, espaço alternativo ou palco, para o público adulto, infanto-juvenil ou infantil.

Fotografia

Estão abertas as convocatórias que selecionarão trabalhos de artistas e pesquisadores do Brasil e do mundo para a 2ª edição do FIF - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte. Serão aceitas propostas de trabalhos que explorem interseções e relações da fotografia com o universo das artes visuais. Os interessados podem se inscrever para três ações do festival: Exposição Internacional, Moving Images e FIF Universidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 03 de julho por meio do site oficial. O FIF BH 2015 será realizado entre os dias 10 e 20 de setembro e incluirá ainda palestras, oficinas e maratona fotográfica.

Homenagem

Até o dia 19 de abril, o shopping DiamondMall, de Belo Horizonte, apresenta uma exposição comemorativa dos 40 anos do Grupo Corpo. A mostra, que conta com a produção executiva de Deia Lansky, traz os principais fatos e imagens que marcaram a história do Grupo por meio de textos, vídeos e fotos. Dentre os destaques da exposição estão 16 figurinos, que nas últimas quatro décadas nunca foram expostos ao público. O objetivo da exposição é homenagear o Grupo Corpo, fundado na capital mineira, e que se tornou uma das mais renomadas companhias de dança do Brasil, com reconhecimento internacional. A entrada da exposição é gratuita, com visitação das 10h às 22h (horário de funcionamento do shopping), no piso L2.
Foto: Grupo Corpo / Reprodução. 

Moda

A designer de moda mineira Deborah Avelar desenvolveu uma coleção feminina em homenagem à cidade do Rio de Janeiro, que completou 450 anos de história neste mês. Nascida em Itaúna e radicada em Belo Horizonte, Deborah buscou retratar nas roupas e nas estampas as múltiplas percepções e infinitas possibilidades criativas que a capital carioca oferece. O resultado inclui peças voltadas ao segmento casual chique, “com a gíria e a bossa cariocas”. Como as peças são desenvolvidas com exclusividade, os interessados precisam fazer encomendas pelo e-mail: deborahavelarsilveira@hotmail.com

Música

A banda mineira Chuva a Granel realizará no dia 18 de abril, seu primeiro show totalmente online. O grupo fará a apresentação pelo Roland Onlive Festival com transmissão para qualquer lugar do mundo via internet a preço popular. Criada em um momento de plena expansão da internet, a banda tem feito bom uso das plataformas digitais para a divulgação de seu trabalho para o público em geral e para a imprensa. Utilizando as redes sociais como Facebook e Twitter, e também o canal de vídeos Youtube, o de áudio SoundCloud e o próprio site da banda, o grupo vem se destacando no cenário da música independente.

Educação

A Finlândia quer ser o primeiro país do mundo a abolir completamente a tradicional divisão do conteúdo escolar em “Matérias” e adotar em todas as suas escolas o ensino por “Tópicos” multidisciplinares (ou “Fenômenos”, conforme a terminologia adotada pelos educadores finlandeses). A grosso modo, pode-se dizer que se trata simultaneamente de uma combinação diferenciada entre uma nova forma de dividir as disciplinas escolares com uma abordagem multidisciplinar dentro da sala de aula. Ou seja, não se adotam os conteúdos escolares repartidos em disciplinas tradicionais e nem as aulas são planejadas ou ministradas por um único professor especialista, podendo ter até três professores/instrutores para analisar de forma interdisciplinar o conteúdo proposto. Será que isso daria certo no sistema educacional brasileiro?
Foto: iStock / Reprodução. 

Cidadania

A comunidade da Vila Sumaré, na região noroeste de Belo Horizonte, vai receber, no dia 11 de abril, mais uma edição da Praça da Cidadania, evento promovido pela Coca-Cola FEMSA Brasil. Os moradores da região poderão tirar primeira ou segunda via de documentos, fazer massagem, cortar o cabelo e obter orientações de promoção à saúde. Durante o dia, também serão oferecidas atrações culturais e atividades para as crianças, como oficinas de desenho, shows, oficinas de reciclagem e brincadeiras. O evento será realizado, das 9h às 13h, na rua Coronel Ascendino Costa, esquina com Granito.

Exposição

Até o dia 31 de maio, o Itaú Cultural, em São Paulo, recebe a exposição Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim. Trata-se da maior apresentação da coleção que o instituto mineiro vem formando ao longo dos últimos 10 anos e foi concebida como o primeiro grande projeto envolvendo o acervo fora de Brumadinho, na Grande BH. Com curadoria do diretor de programas culturais da instituição, Rodrigo Moura, e da curadora portuguesa Inês Grosso, o recorte se foca no estilo neoconcreto dos últimos 50 anos, representado por mais de 50 obras de 29 artistas, nacionais e internacionais, a maioria das quais, nunca exibida em seu parque.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários