Uso constante de produtos de limpeza em casa pode causar alergia

março 14, 2015



Limpar a casa todos os dias faz bem para a saúde, não é mesmo? Mas, no entanto, o uso constante de produtos de limpeza pode contribuir para a manifestação de alergia na pele ou nas vias respiratórias em algumas pessoas. Isso acontece devido ao contato direto ou até mesmo pelo cheiro de algumas substâncias encontradas em determinados produtos químicos.

“Alguns produtos de limpeza possuem o cheiro muito forte, o que pode contribuir para o aparecimento de crises de alergia devido à irritabilidade natural do organismo. O recomendado é usar produtos neutros e sem perfume, usar luvas, lavar bem as mãos e não misturar substâncias na hora da limpeza”, revela Dr. Cláudio Ianni, presidente da Sociedade Brasileira de Alergia Imunopatologia – Regional Minas Gerais.

O especialista conta ainda como é possível perceber os sintomas de uma alergia. “Na pele, os produtos de limpeza produzem dermatite alérgica de contato, deixando a pele vermelha e com escamação. Em alguns casos graves, pode aparecer coceira, pequenas lesões, bolhas e pátulas (calombos). Já nas vias respiratórias, acontece uma reação química irritativa de alergia, podendo desencadear casos de rinite, asma, bronquite ou até mesmo lacrimejamento nos olhos”.

No início deste ano, a dona de casa Maria Cleonice Pereira, de 52 anos, passou por uma crise alérgica por conta do uso de produtos de limpeza. “Já tinha notado uma leve coceira depois de lavar roupa, mas nunca tinha passado pela minha cabeça que poderia ser algo relacionado ao sabão em pó e ao amaciante. Com um tempo, a coceira virou vermelhidão e apareceu um calombo. No início, achei que poderia ser uma micose, mas era alergia mesmo”, admite.
O bicarbonato de sódio, o limão e o vinagre branco podem ser alternativas para limpar a casa sem o uso de produtos químicos. Foto: Terracon / Reprodução. 

Depois disso, Maria Cleonice procurou um médico e passou a tomar mais cuidado nas suas tarefas. “Desde então, lavo roupa apenas uma vez por semana para evitar o contato diário com os produtos. Também passei a utilizar luvas e produtos neutros e sem perfume. Só quem já passou por uma alergia sabe o quanto isso incomoda”.

Alternativa

Segundo o médico Dr. Marcello Bossois, que atua como Coordenador Técnico do Projeto Social Brasil Sem Alergia, é possível usar algumas alternativas para deixar a casa limpa sem o incômodo dos processos alérgicos, por meio de receitas caseiras.

"O bicarbonato de sódio, por exemplo, é excelente para fazer a limpeza da casa. Mesmo sem ação desinfetante, essa substância tem o poder de desengordurar fogões, pias, paredes e retirar o odor de dentro da geladeira. Outra dica é usar o vinagre branco, já que ele não tem cheiro e é ótimo para eliminar as bactérias, principalmente do banheiro, além de ser bem mais indicado para quem sofre de alergia. Já o limão é eficaz para retirar sujeiras difíceis e a glicerina é uma grande aliada no combate ao mofo", explica.

Outra dica do Dr. Marcello é substituir os detergentes normais por sabão de coco em pó, líquido ou em barra para a limpeza da louça, por exemplo. Já o detergente biodegradável e o álcool podem entrar no lugar do desinfetante e da água sanitária, uma vez que eles possuem um cheiro mais suave e não causam tanta alergia.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários