#CaféRapidinhas: Manifestação contra Dilma, SwissLeaks e ONGs

março 15, 2015



Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado:


Política

O Brasil passa por uma crise política e econômica. De um lado pessoas querendo o impeachment por meio de um Golpe, do outro a população defendendo a soberania da Democracia validada no último processo eleitoral. Porém, ambos os lados concordam a necessidade de uma Reforma Política e Tributária urgente. O debate está tão pungente que, nas últimas semanas, o nome da presidente Dilma Rousseff foi mais citado nas redes sociais que o reality show Big Brother Brasil e a novela Império. A presidente foi citada pelo menos 518 mil vezes no Twitter. Já a novela global, que teve o último capítulo exibido nesta última sexta-feira (13/03), foi mencionada 5,5 mil vezes. Prova de que o brasileiro se interessa sim por política.

Piada

A capa do Jornal O Tempo, distribuído em Minas Gerais, acabou servindo de piada para o site Sensacionalista, especializado em brincar com as notícias do momento. É que O Tempo trouxe a seguinte manchete: Protesto terá segurança particular. Trata-se dos protestos organizados pela elite tucana contra a presidente Dilma, marcados para acontecer neste domingo (15/03). Inclusive, brasileiros que moram no exterior também foram convocados para manifestações pontuais.




Piada II

O mais surpreendente desta manifestação, é que até um manual de conduta no protesto está sendo distribuído, além de venda de camisetas com hashtags de ordem, para a população ver o quão “coxinha” é o movimento. De acordo com o Sensacionalista, “é impossível competir com a realidade”. Concordo! Tem coisa que fica difícil de acreditar que seja real mesmo. Até onde sei, as manifestações deveriam ser espontâneas!? Ao que parece, o clamor por impeachment não tem nada a ver com liberdade de expressão, mas sim com interesses políticos e econômicos que ainda não ficam claros.

SwissLeaks

O caso Swissleaks, que revelou contas numeradas secretas do banco HSBC mantidas na Suíça, mostrou esta semana que jornalistas, diretores e empresários de meios de comunicação brasileiros estão envolvidos no esquema de corrupção. "A divulgação da lista de barões da mídia, no entanto, coloca em xeque o trabalho do jornalista Fernando Rodrigues, do UOL que foi escolhido pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos para receber o material. Não foi Rodrigues quem divulgou o nome de seu patrão, Luís Frias, mas sim os repórteres Chico Otávio, Cristina Tartáguila e Ruben Berta, do jornal O Globo", pontuou o site Brasil 247.

Comunicação

De acordo com o site Brasil de Fato, Minas Gerais pode ser o segundo estado a criar a sua empresa estadual de comunicação. O objetivo é reunir os meios de comunicação públicos sob uma única administração e, a partir de então, aumentar a interação com os cidadãos mineiros. O projeto de lei 4506, apresentado pelo deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) em 2013, foi reenviado ao governo estadual em janeiro. A proposta prevê a criação da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) para administrar mídias de caráter público, que são o canal de TV Rede Minas, a Rádio Inconfidência e sites do governo estadual.
Ilustração do prédio da Estação da Cultura Presidente Itamar Franco, conjunto arquitetônico que vai abrigar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Rádio Inconfidência e a Rede Minas de Televisão que deve ser inaugurado em 2015, no Barro Preto, em BH. Foto: Agência Minas / Reprodução.

Curso

A partir deste mês de março, jornalistas e desenvolvedores poderão fazer um curso de certificação promovido pelo Twitter Brasil. O objetivo é extrair todo o potencial da plataforma nas várias etapas do processo de criação e produção de conteúdo online. Trata-se do Twitter Training Program, um curso onde os interessados vão aprender a usar ferramentas como o TweetDeck, Curator e os cards de mídia, além de manipular dados oferecidos pela API pública do Twitter. Os novos recursos de vídeo e a troca de mensagens diretas em grupo também serão explorados no treinamento. Os cursos são gratuitos e dependem de inscrição. As primeiras turmas serão formadas a partir de convites feitos às diretorias das redações.

Filantropia

Recentemente, a Google Inc. lançou um programa para ajudar as organizações sem fins lucrativos no Brasil. O projeto, em parceria com a TechSoup Global e a TechSoup Brasil, apelidado de Google ONGs, visa oferecer acesso gratuito a ferramentas que ajudarão a atingir mais doadores e voluntários e, com isso, ampliar o alcance das ações realizadas. Caso a instituição seja aprovada, ela terá uso liberado de ferramentas de produtividade empresarial do Google Apps, como Gmail, Google Docs e Google Agenda, além de US$ 10.000 por mês de crédito para gastar em publicidade com Google AdGrants, promovendo o site da ONG pela segmentação por palavras-chave. O slogan da iniciativa do Google é “Você está mudando o mundo. Queremos ajudar".

Aplicativo

Baseado no sucesso de repercussão do reality show Are You The One? Brasil, da MTV Brasil, na TV Paga, a agência Wieden+Kennedy criou o aplicativo Tô na Fila, como parte da ação de divulgação do programa. O app, exclusivo para Facebook, permite que solteiros entrem na fila de comprometidos. A dinâmica é simples: a pessoa compromissada recebe um aviso de que existe alguém em sua fila. No entanto, a identidade do pretendente só será revelada quando a pessoa em questão mudar seu status para solteiro. Assim como no programa, a MTV Brasil dá um empurrãozinho na busca pelo seu par ideal.
Participantes da 1ª temporada do reality show "Are You The One? Brasil", da MTV Brasil. Foto: Divulgação.

Conectado

De olho no crescimento do WhatsApp entre o público, o Shopping Cidade, de Belo Horizonte, passou a oferecer atendimento ao cliente via troca de mensagens no aplicativo. A nova ferramenta de relacionamento funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. O número telefônico é (31) 8443-7808. “O WhatsApp permite de forma rápida e interativa, ajudar nossos clientes, aumentar a nossa proximidade com eles e humanizar o nosso atendimento”, explica a gerente de marketing do Shopping Cidade, Carolina Vaz.

Lançamento

Considerada uma das maiores redes varejista de artigos esportivos do mundo, a Decathlon inaugura a primeira loja em Belo Horizonte, no dia 27 de março, sexta-feira. A loja será localizada no 2º pavimento do Center Minas, empreendimento da EPO, que fica entre a estação do Metrô e o Minas Shopping, no bairro União, região Nordeste da capital mineira. A loja irá empregar 45 colaboradores, que estão sendo treinados há dois meses. Um dos diferenciais da loja Decathlon de Belo Horizonte é a oficina composta por uma equipe especializada que oferece serviços de assistência técnica para consertos e regulagem dos artigos esportivos, como bicicleta, skate, patins, encordoamento de raquetes, estamparia de camisas, entre outros.

Qualificação

A Datte Educação e Treinamento assinou contrato com a Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig) para desenvolvimento do Programa Educacional de Eficiência Energética Indústrias (PEEE). A proposta da capacitação é qualificar profissionais para a compra eficiente de energia, além da criação e desenvolvimento de projetos com foco no uso racional e consciente de energia dentro das empresas. Estima-se que, em 2015, todos os consumidores terão suas contas de energia aumentadas entre 20 a 50%. Esse aumento servirá para as concessionárias pagarem o custo da energia térmica gerada em 2014.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.








Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários