São Paulo recebe edição da Mostra Tiradentes de Cinema

março 16, 2015




De 17 a 22 de março, a cidade de São Paulo (SP) recebe uma edição da Mostra Tiradentes de Cinema, no SESC Consolação. Pelo terceiro ano consecutivo, p público paulista, de forma gratuita, todos os filmes vencedores da Mostra que acontece há 18 edições em Minas Gerais, além de lançamentos importantes do cinema brasileiro contemporâneo.

“São filmes que, pelas propostas desafiantes, correm riscos, sempre, de ficarem na invisibilidade. Precisam de um trabalho processual de provocação de olhares e sensibilidades, de alargamento de possibilidades de olhar, para terem um público segmentado, mas existente e exigente”, afirma o curador da Mostra Tiradentes de São Paulo, Cléber Eduardo.

Ao todo, o evento terá 16 sessões de cinema no Sesc Consolação – localizado na rua Dr. Vila Nova, 245, bairro Vila  Buarque; além de duas oficinas e três debates temáticos, integrando a programação do Circuito CineSesc.  A edição paulista retoma o tema eleito para a 18ª edição em Minas, “Qual o lugar do cinema hoje?” e amplia o debate com novas vozes. 

A temática que permeia a programação discute o trânsito entre telas, os diálogos entre as artes e o espaço da política no cinema. Este último debate será realizado após a exibição do documentário “Retratos de Identificação” (RJ), de Anita Leandro, que integrou em Tiradentes a Sessão Cine-Debate, uma das novidades desta edição.
Foto: Leo Lara / Universo Produção. 

“A pluralidade de conteúdos audiovisuais advindos das mais diversas fontes expressa a programação desta edição em que o evento assume, mais uma vez, seu papel de protagonista para a difusão do cinema brasileiro independente também nos grandes centros urbanos”, afirma Raquel Hallak, diretora da Universo Produção, que comemora a continuidade da parceria com o Sesc-SP: “A exibição destes filmes em São Paulo amplia olhares e possibilidades de negócios para o audiovisual brasileiro”.

Entre os dias 18 e 20 de março, serão oferecidas duas oficinas. Pela manhã, nos três dias, o cineasta Joel Pizzini irá ministrar a oficina de O Documentário na TV: Novos Conteúdos e Novas Formas. Já no período da tarde o cineasta e professor Eduardo Aguilar ministrará a oficina “Assistência de Direção e Continuidade”. Ambas são dirigidas a estudantes de cinema e TV e interessados no fazer cinematográfico.

Na programação da Mostra Tiradentes em São Paulo o público poderá participar de três debates conceituais: na sexta, dia 20, de 14h às 15h30, o primeiro debate enfoca o tema O lugar do cinema: trânsito entre as telas. No mesmo dia, O lugar do cinema: espaço da política acontecerá às 20h30, após a exibição do filme “Retratos de Identificação” que conta com a participação da diretora Anita Leandro e convidados.

No sábado, dia 21 de março, de 14h às 15h30, acontece o terceiro debate, com o tema O lugar do cinema: trânsito entre as artes. O objetivo é dar continuidade às discussões em pauta durante a 18ª Mostra Tiradentes. As oficinas são gratuitas e, na modalidade credencial plena (trabalhadores do comércio, bens, serviços e turismo), podem ser feitas entre 02 e 07 de março, na Central de Atendimento da Unidade. As vagas remanescentes, oferecidas para o público em geral, serão disponibilizadas para inscrição de 09 a 14 de março. Para ver a programação completa, acesse o site oficial.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários