#CaféLiterário: Livro de Doc Comparato ensina como fazer um roteiro

março 16, 2015



Por trás de histórias e personagens que amamos ou odiamos nas peças teatrais, séries, minisséries, filmes e telenovelas há a figura do roteirista. Trata-se daquele profissional que nos transporta para um outro mundo ou que ainda nos faz analisar o nosso próprio mundo. O que seria da realidade sem a ficção?

Em um momento em que o audiovisual ganha novo fôlego por meio das leis de incentivo e cresce as possibilidades comerciais na internet por meio do YouTube e do Netflix, fica a pergunta: como fazer um bom roteiro? Não basta ter talento. É preciso sistematizar um trabalho para criar um novo mundo, com novas pessoas e situações que possam mexer com a emoção do espectador.

Com a proposta de compartilhar a sua experiência como roteirista de cinema, teatro e TV, Doc Comparato revisou em 2009 o seu livro Da criação ao roteiro – Teoria e prática, publicado pela Summus Editorial. A obra original foi lançada 1987 e, nesta nova atualização, o autor se preocupou em trazer conceitos únicos, contemplando todas as esferas da arte e da técnica de escrever para o mundo do entretenimento.

Com exercícios atualizados, análises de roteiros e planilhas de avaliação, o livro trata dos tipos de diálogo, da estrutura dramática, da filosofia da ideia e das qualidades criativas necessárias ao roteirista. Em trechos inéditos, Doc Comparato mostra como escrever roteiros para as mídias digitais e apresenta o diário secreto de um roteirista, no qual conta os dias em que trabalhou ao lado de Gabriel García Márquez.
Foto: Site da Academia Internacional de Cinema / Reprodução.

A obra é adotada pelas melhores escolas de comunicação do mundo, tais como o Real Instituto Oficial de Rádio e Televisão da Espanha, as Universidades do Cone Sul, de Portugal e da Itália e as Escolas de Cinema de Berlim e Munique. “A nova edição traz ampliações propícias para os dramaturgos do século XXI”, revela o Doc Comparato.

Trata-se de um livro didático, voltado em primeiro lugar para os principiantes na arte de escrever roteiros. O autor transmite experiência e saber de maneira metódica e sistemática, tendo em vista a formação de profissionais capacitados. Dividida em quinze capítulos e três anexos, a obra aborda desde a ideia e os primeiros apontamentos até o roteiro em sua forma final, passando por tópicos como conflito, personagem, ação, tempo e unidade dramáticos.

A edição atualizada inclui um capítulo que classifica roteiro para shows musicais, abordando desde a introdução temática de um show da Broadway até as especificações de um musical brasileiro e a sequência criativa da passagem de uma escola de samba. “É o único livro reconhecido no exterior por estimular o leitor por meio da filosofia da ideia, da criatividade e dos conceitos de cena. Um modo único de pensar, fazer e aprender dramaturgia”, destaca Doc.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários