ONU premia app brasileiro para pessoas com deficiência

março 13, 2015



O aplicativo Livox, criado pelo pernambucano Carlos Edmar Pereira, foi eleito, em fevereiro deste ano, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Melhor Aplicativo de Inclusão Social do Mundo. O app ajuda pessoas com deficiências visual, cognitiva ou motora a se comunicar com outras pessoas de forma simples e intuitiva.

“No Brasil, 15 milhões de pessoas com deficiência não falam. São pessoas com paralisia cerebral, sequelas de derrame, autismo e diversas doenças e deficiências que impedem o processo de fala. Essas pessoas, em geral são prisioneiras em seus próprios corpos”, explica o programador e empresário, Carlos Edmar Pereira.

Em dezembro, o Livox recebeu o prêmio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como A Inovação Tecnológica com o Maior Impacto de 2014. Em fevereiro deste ano, em Abu Dhabi, concorrendo com app’s de 178 países, ganhou a premiação da ONU por conta da contribuição social do aplicativo.

Pereira conta ainda que o aplicativo nasceu da necessidade dele e da esposa de se comunicarem com a filha Clara, que passou a ter paralisia cerebral devido a um erro médico. A menina, que hoje tem sete anos de idade, serviu de inspiração para que Carlos se reunisse com outros profissionais – sobretudo da área da saúde e educação, para a construção do Livox.

Atualmente, o aplicativo ajuda mais de 10 mil pessoas com deficiência em todo o Brasil. Em Recife, a prefeitura adquiriu 5 mil licenças, de modo que todas as escolas e hospitais podem fazer uso do aplicativo. Já no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), está sendo usado na UTI e na área de cirurgia de cabeça e pescoço.

Ao lado do app Sistema Ambiental Paulista, do governo do estado de São Paulo, o Livox e o Colab.re estão entre os 40 apps apontados pela cúpula mundial como os mais relevantes para o mundo entre 2014 e 2015. Ainda, o Livox foi o primeiro aplicativo voltado para a comunicação de pessoas em língua portuguesa no mundo e, até o momento, possui tradução para 25 idiomas. Abaixo, confira o vídeo com mais detalhes do projeto:








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários