1º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte

março 05, 2015



Entre os dias 25 e 28 de junho deste ano, acontece o 1º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH). O anúncio foi feito pela Prefeitura de Belo Horizonte, na última quarta-feira (04/03), durante um evento realizado Academia Mineira de Letras. O FLI-BH contará com a presença de grandes nomes da literatura nacional e internacional e será realizado no Parque Municipal e no Teatro Francisco Nunes, além de outros espaços da capital mineira.

O homenageado da primeira edição do FLI-BH será o poeta, contista e cronista Carlos Drummond de Andrade. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira, a escolha do mineiro não foi por acaso. “A opção por Drummond para a primeira edição do FLI-BH tem o objetivo de fazer com que as pessoas se identifiquem, por se tratar de um mineiro, e com isso participem das diversas atividades programadas”, disse.

Com o tema “Imagina o Mundo, Imagina a Cidade”, a programação do FLI-BH prevê conferências, palestras, mesas de debates, oficinas, saraus, exposições, narrações de histórias, performances e apresentações de teatro e sessões de cinema de forma gratuita e aberta ao público interessado.

Escritores brasileiros e de língua espanhola, especialmente os latino-americanos, serão destaques. Entre os autores já confirmados estão o escritor Santiago Gamboa, o mexicano Juan-Pablo Villalobos, o fotógrafo Daniel Mordzinski e os escritores brasileiros Maria Esther Maciel, Eric Nepumoceno e Milton Hatoun.

Além da presença de especialistas e pesquisadores dos campos de Leitura e Literatura, que oferecerão ao público oficinas especializadas – como de escrita literária e dramatúrgica, ilustração, editoração e mediação da leitura; um dos destaques da programação do evento será uma campanha de arrecadação de livros literários.

As obras serão entregues ao Projeto Ponto do Livro, que oferece obras gratuitamente nos pontos de ônibus da cidade. Entre abril e maio, haverá uma espécie de aquecimento do FLI-BH, com oficinas e rodas de leitura nas bibliotecas públicas de Belo Horizonte e encontros de formação com professores, bibliotecários e auxiliares de bibliotecas da rede pública municipal de educação.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários