Salgueiro traz a culinária mineira para a Marquês de Sapucaí

fevereiro 16, 2015



No primeiro dia de desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, a Acadêmicos do Salgueiro trouxe como tema de seu samba-enredo a culinária mineira. Com o enredo "Do Fundo do Quintal, saberes e sabores na Sapucaí", o desfile foi baseado no livro História da Arte da Cozinha Mineira, de Dona Lucinha (Maria Lúcia Clementino Nunes) e recebeu o patrocínio de importante restaurante especializado.

Após ter perdido por um décimo o título de campeã para a Unidos da Tijuca no carnaval do ano passado, o Salgueiro gastou R$ 10 milhões em carros alegóricos gigantes e fantasias com um excelente acabamento. A comissão de frente formada por índios bailarinos inovaram ao abrir, no meio do desfile, uma manta de LED que projetava imagens em 3D e o escudo da escola. Abaixo, ouça o samba enredo na íntegra:

"O surgimento da comida mineira foi no momento da falta de estrutura da corrida do ouro. Tiveram que inventar o que comer. Teve exploradores que foram pra lá e ficaram com a sacola cheia de ouro, mas morreram de fome. É uma comida feita com as coisas do lugar, do chão, por isso a comida mineira tem essa coisa do fundo de quintal", explica o carnavalesco Renato Lage que é detentor de seis campeonatos e assinou este o seu 13º desfile.

O Salgueiro entrou na avenida às 3h44 da madrugada e durou 82 minutos. Na metade do desfile, voltou a chover forte, mas nada que impedisse a escola de concluir a apresentação. Para o público nas arquibancadas, o Salgueiro distribuiu cerca de 25 mil doces de leite, além de 25 mil bandeiras. A apresentação foi uma das que mais empolgaram o público nas arquibancadas.

Com carros e alegorias que mostraram as contribuições indígenas, dos negros e dos europeus para a formação da culinária mineira como conhecemos hoje. Além disso, o desfile do Salgueiro trouxe vários atores da novela "Império" como Alexandre Nero, Leandra Leal, Ailton Graça, Lilia Cabral e Viviane Araújo – que, tradicionalmente, desfilou como rainha da bateria e comemorou 20 anos de carnaval carioca. Abaixo, confira as fotos do desfile:













 Fotos: Marcelo de Jesus / Alexandre Durão / Reprodução.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários