Pesquisa mostra que Lady Gaga foi o termo mais comentado no Oscar

fevereiro 25, 2015

Foto: Getty Imagens / Reprodução. 


Esqueçam os atores consagrados ou o nome dos filmes que levaram a estatueta dourada. O termo mais comentado nas redes sociais no Brasil sobre o #Oscar2015 foi Lady Gaga. A cantora, que virou meme por aparecer com um vestido branco volumoso e luvas vermelhas de borracha na cerimônia, teve três vezes mais menções que a vencedora do Oscar de melhor atriz, Patricia Arquette.

Estes dados fazem parte de uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25/02) pela empresa Polis Consulting. Para o estudo, foram mensuradas postagens no Twitter, Facebook, Instagram, Google Plus, blogs, fóruns e sites de notícias brasileiros, entre os dias 22 e 23 de fevereiro. Em apenas 24 horas, houve um volume de 962,6 mil menções à premiação.

Uma das revelações mais curiosas da pesquisa foi a dos nomes que os brasileiros mais mencionaram em suas postagens sobre o #Oscar2015. Do total de 222 mil menções sobre personalidades, em primeiro lugar disparado esteve o de Lady Gaga.

A cantora foi mencionada mais de 9,5 mil vezes, roubando a cena dos atores e diretores indicados, graças a sua elogiada apresentação na cerimônia em homenagem aos 50 anos do filme A Noviça Rebelde. Anteriormente, o vestido dela foi um dos memes mais populares da rede por conta das luvas de borracha vermelha que pareciam, na verdade, luvas de faxina.

Após Gaga surgiram, respectivamente, Patricia Arquette, com 2,86 mil citações e muito aclamada por seu discurso condenando o machismo em Hollywood, e Julianne Moore, mencionada 2,28 mil vezes. Outros nomes em destaque, embora não tão vistosos, foram os de Eddie Redmayne, Neil Patrick Harris e Meryl Streep (que também virou um meme bastante popular nas redes sociais por conta da sua empolgação no discurso de Arquette).
Patricia Arquette, Meryl Streep e Lady Gaga viraram os memes do Oscar 2015. Foto: Getty Imagens / Reprodução. 

Já os três melhores filmes do #Oscar2015, segundo os brasileiros nas redes sociais, foram Birdman (26,1 mil citações), Boyhood (17,3 mil) e O Grande Hotel Budapeste (9,7 mil). Em seguida vieram Whiplash, A Teoria de Tudo, Sniper Americano, Selma e O Jogo da Imitação.

Um dado interessante mostrado pela pesquisa se relaciona à questão de gênero nas redes sociais. Embora tanto homens quanto mulheres se interessem pelos temas Oscar e cinema. Dos 459 mil depoimentos em que foi possível identificar o gênero, 57% foram feitos por mulheres. Conversas de homens ficaram 14 pontos percentuais abaixo.

Um dos assuntos em que as menções também mostraram a diferença entre os sexos foi a campanha contra o machismo feita por atrizes no #RedCarpet: o público feminino citou o tema 608 vezes, contra 282 do masculino.

Além disso, um dos pontos altos captados pela pesquisa foi a consolidação do hábito “segunda tela” entre os internautas do Brasil. Ao mesmo tempo em que assistiram à premiação pela TV, os brasileiros  não pararam de comentar nas redes suas sensações e emoções.

Outro ponto curioso é a popularidade da hashtag #OscarNaTNT. O termo foi uma dos campeões entre os mais postados nas redes sociais com 43,7 mil menções. Já a conexão entre moda e Oscar ficou clara com milhares de conversas sobre as roupas de atores e atrizes. Só o termo “vestido”, por exemplo, surgiu mais de 11 mil vezes na noite da premiação.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários