#Oscar2015: Cerimônia insossa marca a vitória de "Birdman"

fevereiro 23, 2015



Com um apresentador nada carismático e várias piadas sem graça, a cerimônia do #Oscar2015 consagrou o filme Birdman como o grande vencedor da noite deste domingo (22/02). O evento organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood é realizado tradicionalmente no Dolby Theater, em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

No Brasil, a TV Globo transmitiu a cerimônia com cerca de duas horas de atraso na TV aberta e obteve uma média de 8,5 pontos de audiência, liderando com folga. Foi a primeira transmissão da Globo sem o ator José Wilker. Neste ano, a Globo escalou o jornalista Arthur Xexeo e o ator Lázaro Ramos para comentarem o #Oscar2015 ao lado de Maria Beltrão. Já o canal TNT, na TV Paga, transmitiu a cerimônia completa, incluindo #RedCarpet, sob os comentários de Rubens Edwald Filho.

Apesar de não ser apontado como um dos favoritos, Birdman é um filme que fala da indústria da fama e conta a história de ator decadente que, após ficar marcado por viver um super herói nas telonas, tenta a sorte na Broadway para provar a si mesmo que pode ser um bom ator. Birdman venceu nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e fotografia.
Sem graça, o apresentador Neil Patrick Harris aparece de cueca no palco do Oscar 2015 para uma paródia do filme "Birdman". Foto: UOL / Reprodução. 

O longa do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu traz de volta às telonas o ator Michael Keaton, famoso por interpretar o personagem Batman na década de 1990 em um personagem que, possivelmente, poderia fazer referência a si mesmo. Talvez seja esse o maior mérito do filme que, além disso, chama a atenção pelo movimento ousado das câmeras. Injustiçados, Selma e Boyhood levaram cada um apenas uma estatueta (ver abaixo).

Favorito por conta da marcante interpretação, o ator Eddie Redmayne ganhou o Oscar de melhor ator por A Teoria de Tudo. Já o prêmio de melhor atriz foi para Julianne Moore pelo filme Para sempre Alice, em que interpreta uma mulher diagnosticada com Alzheimer. Esta era a quinta indicação da atriz. Nas redes sociais, os internautas acharam estranho o fato de Roberto Bolãnos e Joan Rivers ficam de fora da tradicional homenagem do Oscar aos atores falecidos no último ano.

Único concorrente brasileiro, o documentário O Sal da Terra, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, perdeu para Citizenfour, de Laura Poitras, sobre o ex-agente da NSA, Edward Snowden. O jornalista Glenn Greenwald, responsável por veicular as revelações de Snowden, subiu ao palco com a equipe. Já o longa argentino Relatos Selvajes – um dos favoritos ao Oscar de melhor filme estrangeiro, perdeu para o filme polonês Ida, de Pawel Pawlikowski.
Memes nas redes sociais sobre o Oscar 2015: de estatueta de Lego, empolgação de atriz a vestido chamativo. Foto: Reprodução / Twitter.

Insossa, a 87ª edição do Oscar foi apresentada este ano pelo ator Neil Patrick Harris, conhecido pela série How I Met Your Mother. Apontado pela crítica e pelo público como um dos piores apresentadores da cerimônia, o ator teve momentos constrangedores como em uma tentativa de musical distribuindo estatuetas do Oscar feitas de Lego e uma paródia de uma das cenas de Birdman, em que ele fica só de cueca no palco.

Mas o meme do #Oscar2015 fica por conta da atriz Meryl Streep e da cantora Lady Gaga. Atriz com maior número de indicações ao Oscar, Meryl mostrou-se empolgada além da conta após Patricia Arquette ganhar o Oscar de melhor atriz coadjuvante e fazer um discurso a favor da equiparação salarial entre mulheres e homens em Hollywood. Os internautas não perdoaram e usaram a empolgação da atriz em diversos memes nas redes sociais.

Já Lady Gaga apareceu no #Oscar2015 para homenagear os 50 anos da canção-tema do filme A Noviça Rebelde. Com um vestido branco volumoso e luvas de borracha vermelha, Lady Gaga virou meme nas redes sociais em fotos feitas pelos internautas. Nas montagens, a cantora aparecia lavando banheiros e arrumando a casa. Abaixo, confira os vencedores desta edição:

Melhor Filme
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Melhor Diretor
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Melhor Ator
Eddie Redmayne em "A Teoria de Tudo"

Melhor Ator Coadjuvante
J.K. Simmons em "Whiplash"

Melhor Atriz
Julianne Moore em "Para Sempre Alice"

Melhor Atriz Coadjuvante
Patricia Arquette em "Boyhood"

Melhor Fotografia
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)", Emmanuel Lubezki

Melhor Filme Estrangeiro
Ida (Polônia)

Melhor Animação
Operação Big Hero

Melhor Canção
"Glory", do filme Selma

Efeitos Especiais
Interstelar

Melhor Documentário
Citizenfour

Melhor Curta documentário
Crisis Hotline: Veterans Press 1" Ellen Goosenberg Kent and Dana Perry

Montagem
Whiplash

Edição de som
Sniper Americano

Mixagem de Som
Whiplash

Melhor Curta de animação
Feast

Melhor Figurino
O Grande Hotel Budapeste, Milena Canonero

Melhor Roteiro adaptado
O Jogo da Imitação, Graham Moore

Melhor Roteiro Original
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), de Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr. & Armando Bo

Curta-metragem em live action
The Phone Call

Trilha Sonora
O Grande Hotel Budapeste

Maquiagem e Cabelo
O Grande Hotel Budapeste

Direção de Arte
O Grande Hotel Budapeste







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários