Xuxa pode deixar a Globo e ir para a Record. Será?

dezembro 16, 2014

Foto: TV Globo / Divulgação.


A "bomba do dia" para quem cobre os bastidores da TV é a possível saída de Xuxa da Globo e a perspectiva dela ser a nova contratada da Record em 2015. A notícia foi publicada em primeira mão pelo site Notícias da TV e gerou um alvoroço nas redes sociais. Logo depois, o site RD1 publicou que a Globo disse que “há uma negociação em andamento”. Ou seja, a Xuxa oficialmente ainda não saiu, nem mudou de emissora.

Mas nas redes sociais, a notícia virou o meme do dia. Todo mundo brincou com o assunto. E teve sacadas ótimas como o Netflix sugerindo a Xuxa colocar as séries em dia, ou um internauta dizendo para ela aproveitar os últimos momentos na empresa para imprimir um currículo, dizendo que ela fez um perfil no Linkedin ou até mesmo se inscreveu em um famoso site de busca de empregos. Teve de tudo...inclusive um falando da vingança da Cláudia, que finalmente mandou a Xuxa sentar lá...rs.

Mas o fato é que a Xuxa hoje em dia representa uma dor de cabeça para a grade de programação da Globo. Mas, ao mesmo tempo, uma possibilidade comercial enorme para a Record. Desde que teve o programa de sábado cancelado, somado com o problema de saúde no pé, Xuxa está fora do ar na TV aberta. E a previsão é de que ela voltasse somente em 2017. Se voltasse.

Numa estratégia interessante, o canal Viva está reprisando semanalmente o Planeta Xuxa – um dos maiores sucessos da carreira da apresentadora, e também se prepara para exibir, no próximo dia 22 de dezembro, um show especial de Natal inédito.

Por pressão de audiência e faturamento comercial, a TV aberta vive um outro momento, completamente diferente quando Xuxa era “rainha dos baixinhos” e liderava nas manhãs da Globo. Agora, a concorrência está mais acirrada, principalmente nas manhãs.
Foto: Site Ego / Reprodução.

Xuxa bem que tentou insistir em fazer programas infantis, mas não deu certo. Ela descobriu uma mina de ouro ao lançar a série de DVDs “Xuxa só para baixinhos”. Não há uma escola infantil, buffet ou casa em que há crianças pequenas que não tenha esse DVD – ou que pelo menos a criança ou os pais não tenham visto este produto.

Ou seja, “desempregada” ela não está. O que Xuxa tem de produto licenciado e como empresária a mantém. Ela poderia, inclusive, produzir para o Netflix ou para o YouTube, na hipótese mais remota. Porque não? Ir para a Record pode ser uma alternativa ousada. Ou, até mesmo uma vontade enorme de Xuxa de querer se reinventar na TV aberta. Um desafio profissional imenso, principalmente pela troca de público e perfil da emissora que é completamente diferente.

Por outro, se ficar mesmo na Globo, Xuxa deveria desistir, por enquanto, da TV aberta e mirar na TV Paga, em canais como o Gloob e o Viva. Creio que as possibilidades de produção de conteúdo seriam mais favoráveis e com mais liberdade editorial e menos pressão...inclusive, até uma edição especial e inédita do Planeta Xuxa. Quem sabe?

O burburinho provocado pela possível saída de Xuxa fez a Globo perceber que perdê-la assim para a concorrência pode ser arriscado. Nos bastidores comenta-se que um grupo de estudos foi encomendado às pressas para saber como o público deseja ver a Xuxa na TV, se diariamente, semanalmente ou fazendo que tipo de programa.

A Globo sabe que, mesmo sem estar no vídeo e com baixa audiência, a Xuxa faz parte da história da emissora. Ainda mais em 2015, quando a Globo comemora 50 anos. Repito: perde-la nestas atuais circunstâncias pode ser uma estratégia arriscada. Mesmo que você não seja fã de Xuxa, é inegável o patrimônio que ela representa na TV ao longo dos anos. Afinal, ela está há quase 30 anos na televisão. E isso não é para qualquer um.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Adoro conheço pessoalmente e tem que ir para a outra emissora sim!!! Seu salário será de aproximadamente cinco milhões de reais/mês, quem não gosta não de palpite sem ter o conhecimento, quem perde é a família marinho, Xuxa rende muito para a publicidade e #FATO #XUXA 💎

    ResponderExcluir
  2. Que matéria bacana, meu amigo! Muuuuuuuuuito boa mesmo. Não dá pra deixar esse assunto passar em brancas nuvens. Se vai ou não são outros 500 rsrsrs.

    ResponderExcluir