Mudança no "Hoje em Dia" é uma tentativa de reviver a fase de ouro

dezembro 20, 2014



Sem cerimônia alguma, a Rede Record anunciou esta semana a troca dos apresentadores do Hoje em Dia. No lugar de Chris Flores, Celso Zucatelli e Edu Guedes entra César Filho, Renata Alves e Ana Hickmann. O que pode parecer surpreendente para o público pelo modo como foi feito, para a Record não deixa de ser uma estratégia para reviver a fase de ouro do programa.

Após assumir a superintendência artística e de programação da Record, Paulo Franco, encomendou um estudo para entender como fazer a grade de programação voltar a funcionar como um todo e não ter apenas sucessos pontuais de audiência como acontece com o Cidade Alerta, de Marcelo Rezende, e o Domingo Show, de Geraldo Luiz, que estão entre as maiores audiências da emissora.

Nesta pesquisa foi pontuado algumas coisas que interferem diretamente na troca dos apresentadores do Hoje em Dia. A primeira é o sucesso de Renata Alves nas reportagens sobre curiosidades do Brasil que ela realiza no Domingo Espetacular. Renata se tornou, ao lado de Gerson de Souza, um dos repórteres mais queridos da emissora pelo telespectador. Portanto, o convite para entregar o time do Hoje em Dia não foi por acaso.

O segundo motivo é que o público sente falta da formação original da revista eletrônica, sobretudo de Ana Hickmann. Para os telespectadores, a loira ainda é muito ligada ao programa, apesar de já ter feito outros projetos na Record. 

Mas, nos bastidores a história é outra: o Programa da Tarde pode sair do ar em 2015 e Ana só voltaria ao comando do Hoje em Dia se tudo mudasse – e isso inclui não só o formato, mas o time de apresentadores. Além disso, apesar de não admitir para imprensa, Ana e Cris Flores mantém apenas um contato profissional dentro da Record e "não se bicam".

A pesquisa fala ainda da falta de empatia do público com Celso Zucatteli e o pouco apelo comercial que o jornalista tinha na revista eletrônica. César Filho vem de um ótimo desempenho nas manhãs do SBT e a Record quer usar isso ao seu favor para dar um novo frescor ao programa, sem contar no maior apelo comercial que César conquistou nos últimos anos como comunicador.

A saída de Edu Guedes é o maior mistério. Edu é super querido pelo público, principalmente nos bastidores da Record. Porém, o espaço para culinária dentro do Hoje em Dia havia perdido um espaço considerável devido a baixa audiência nos últimos anos. A proposta da Record é transformar a culinária na revista eletrônica como um quadro de Dalton Rangel.

Quando foi lançado, o Hoje em Dia já chegou a liderar na audiência e ficava até quatro horas no ar, sendo um dos programas da Record de maior empatia junto ao público. A mudança de apresentadores e, sobretudo, no formato da revista influenciou na queda de audiência do programa, mesmo ele sendo atualmente um dos maiores faturamentos comerciais da Record.

É inegável o talento de Chris Flores, Celso Zucatelli e Edu Guedes. Sobretudo, Chris Flores que de colunista de celebridades do Hoje em Dia se tornou apresentadora titular e desabrochou no vídeo. É uma pena a Record não reconhecer os talentos que ela mesma produziu ao conduzir a transição dos apresentadores desta forma e criando um mal estar nos bastidores.

Mais do que mudar os apresentadores, a temporada 2015 do Hoje em Dia vai também mudar o formato – o que inclui não só as pautas, mas o cenário e o pacote gráfico. Houve um entendimento de que o público quer não só informação e prestação de serviço, mas também entretenimento, valorizando os próprios produtos da Record. Agora, é esperar para ver.











Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários