A buzzfeedização do jornalismo: tendência ou falta de criatividade?

dezembro 15, 2014

Foto: Site Wiki Notícias / Reprodução. 


As listas sempre foram um sucesso na internet, principalmente entre os blogs. Trata-se de um jeito prático e, ao mesmo tempo, divertido de passar uma informação ou recomendar algo. De olho neste filão, o BuzzFeed se firmou como um site de notícias especializado em transformar qualquer assunto em uma lista.

O sucesso é tanto que, recentemente, o site criado por John Johnson e Jonah Peretti lançou uma versão brasileira e tem obtido um êxito enorme por conseguir regionalizar as pautas e abrir espaço para os internautas também produzirem conteúdo no formato de lista.

Mas, o que mais tem chamado a atenção dos internautas, é que os jornais tradicionais também tem usado do mesmo recurso como forma de chamar a atenção do público que navega pela internet e, principalmente, nas redes sociais. Na semana passada, no aniversário de 117 anos de Belo Horizonte, o portal do jornal Estado de Minas, lançou uma lista com particularidades da capital mineira.

Daí me dei conta de que a buzzfeedização do jornalismo é geral. Já vi listas no Estadão, no G1, na Folha, no Terra, no iG, enfim todo mundo comprou a ideia das listas. E não é simplesmente listar algo. Tem que ser uma lista informativa e, ao mesmo tempo, bem humorada, repleta de imagens ou gifs que complementam a notícia.

Todo mundo gosta! Não é à toa que a lista, ao lado do tutorial, são os tipos de postagens de maior audiência na internet. Existem blogs que se especializaram neste tipo de publicação, inclusive. Quando o internauta não está procurando como faz algo (tutorial), prefere ver a informação “mastigada” por meio de uma lista.

Mas, será que a buzzfeedização do jornalismo é uma tendência ou falta de criatividade? É uma tendência, no sentido de que os blogs foram os primeiros a levantar esta lebre do qual o BuzzFeed se apropriou com muito sucesso, diga-se de passagem. Falta de criatividade mesmo é quando você entra em vários blogs e portais de notícias e encontra a mesma lista (e com os mesmo tópicos), só porque é o assunto do momento.
Foto: UOL / Reprodução.

O que percebo é que o jornalismo na internet está em busca de novas formas de narrativas. E hoje há uma possibilidade imensa de recursos: alguns mais simples, como uma galeria de fotos com legendas informativas, infográficos, vídeos curtos ou até mesmo um mosaico de informações das redes sociais com o auxilio do Storify.

Há também recursos mais rebuscados, como os games informativos, os infográficos com animação em flash e os Testes/Quiz baseado em alguma informação, curiosidade ou data comemorativa. Uma dica interessante para quem é produtor de conteúdo online: o site PlayBuzz permite que você crie, de forma gratuita, listas, quis personalizados, enquetes, entre outros.

Já para quem quer se organizar e gosta de fazer listas com bilhetinhos no computador ou no quadro de avisos, que tal fazer isso de forma virtual? O Google Keep permite que você crie listas no seu computador, tablet ou smartphone e ainda compartilha-las com os seus amigos. Para baixar o aplicativo, clique aqui.

Enfim, todos estes novos elementos auxiliam o internauta a despertar um interesse maior pelo assunto e, consequentemente, os jornalistas que poderão tratar a informação de diversas formas, e não apenas com o tradicional post em texto. O negócio é ousar e abusar da criatividade na hora de publicar uma notícia. O futuro já começou!









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários