Série de documentários "Retratos de Fé" estreia 1ª temporada na TV Brasil

dezembro 10, 2014



Você sabe quantas religiões existem no Brasil? Quais são as particularidades de cada uma? O que é fé para cada religião? Para responder estas e outras perguntas, nesta quinta-feira (11/12), às 20h, estreia na TV Brasil (canal 65 UHF ou canal 21 na OiTV) a série de documentários Retratos da Fé.

Produzido em parceria com a Aldeia Produções, única produtora mineira a ganhar o pitching para a coprodução de conteúdo com a TV Brasil em 2013, Retratos de Fé é uma série de documentários que possui, na 1ª temporada, 26 episódios. Cada um deles apresenta uma prática religiosa, dentre as muitas existentes no Brasil.

Em cada episódio, quatro praticantes – com diferentes níveis de envolvimento (um líder religioso recém-formado, um líder religioso experiente, um praticante de longa data e um recém-convertido), falam da experiência religiosa desde o seu ponto de vista, permitindo-nos um olhar plural da prática religiosa apresentada no programa.
Foto: Thinkstock / Reprodução. 

De acordo com a diretora interina de produção da TV Brasil, Myriam Porto, a produção faz parte da proposta da emissora de propor a construção de um diálogo com as diferentes vertentes religiosas existentes no nosso país. "O edital tem como origem um amplo diálogo entre o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a sociedade, que resultou numa Resolução do Conselho, criando a Faixa da Diversidade Religiosa, que garante a presença da pluralidade de credos religiosos nos veículos públicos do país", afirma.

Em Retratos de Fé, os representantes de diferentes religiões expressam o sagrado de sua doutrina de forma direta, sensível e sem nenhum tipo de mediação ou interferência. Entre as práticas religiosas mostradas na série de documentários estão: Adventista, Bola de Neve, Católica Ortodoxa, Daime, Espiritismo, Mórmons, Presbiteriana, entre outras. Nesta quinta-feira (11/12), o programa de estreia vai falar sobre o Islamismo.

“Estamos torcendo para que, ao conhecer melhor cada uma dessas práticas religiosas, os espectadores reflitam sobre a importância do respeito às diferentes formas que o povo brasileiro tem de se relacionar com o Sagrado”, diz Alfredo Alves, diretor de Retratos de Fé, que participou de todas as gravações em diversos pontos do Brasil. Abaixo, confira o trailer do programa:


Estreia

O episódio de estreia de Retratos de Fé mostra como o Islamismo é professado em algumas localidades brasileiras. Em São Paulo, o telespectador conhecerá a Mesquita Brasil e o Sheik iraniano recém-formado, Abdul Hamide, que fala como foi o seu processo de formação, como está a sua adaptação no Brasil e qual a importância da sua escolha para ele e sua família.

Em Foz do Iguaçu, berço no Islamismo no Brasil, o Sheik Abdul Nasser, de origem libanesa, explica os cinco pilares do islão: a recitação e a aceitação da crença, orar cinco vezes ao dia, pagar esmola, observar jejum do Ramadão e peregrinar à Meca. Todos os dias ele lidera as orações na Mesquita Branca.
Mesquita islâmica em Foz do Iguaçu. Foto: Luisina López Ferrari / Reprodução.

Em Manaus, o jornalista Anwar Assi, que nasceu em família islâmica, visita a primeira Mesquita da capital amazonense que ficou pronta em 2012, apesar da grande comunidade que existe naquela região. Ele conta da sua expectativa para uma futura visita à Meca.

Em Curitiba, um casal de brasileiros que se converteu recentemente ao islamismo conta porque optou pela conversão e como foi o processo de adaptação aos novos hábitos de vida. Comerciantes, eles não abrem mão de fazer as cinco orações por dia e praticar diariamente todos os ensinamentos do islamismo.









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários