Polícia Civil invade estúdio da Rádio Itatiaia, em BH, e prende entrevistado ao vivo

dezembro 09, 2014

Foto: Reprodução.


No início da tarde desta terça-feira (09/12), uma situação nada comum surpreendeu os ouvintes da Rádio Itatiaia e, principalmente, os profissionais de comunicação de Minas Gerais. Dois policiais invadiram o estúdio da rádio, ao vivo, durante o programa Chamada Geral, do jornalista Eduardo Costa, para prender Armando Júnior Pereira da Cruz, marido da vereadora Flávia Renata Oliveira Silva Cruz (PSC), natural da cidade de Confins, na Grande Belo Horizonte.

A vereadora é supostamente envolvida na Operação Lavagem III, da Polícia Civil, que investiga uma organização criminosa que atuaria também em Santa Luzia, Vespasiano, Sete Lagoas e Belo Horizonte com fraudes em licitações, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e corrupção. O marido teria procurado a rádio para falar que a prisão da esposa foi indevida, uma vez que ela não teria nada a ver com a história.

Enquanto Armando conversava com Eduardo Costa, os policiais entraram à força nas dependências da emissora, invadiram o estúdio e deram voz de prisão ao entrevistado. Os policiais afirmaram que estavam munidos de um mandato de prisão, mas em nenhum momento mostraram o documento.

Completamente revoltado com a situação e com o desrespeito dos policiais, Eduardo Costa narrou ao vivo a situação que, de tão chocante, lembra as arbitrariedades dos “anos de chumbo” da Ditadura Militar. Ouça o momento da ação arbitrária dos policiais civis:


“A falta de respeito ao profissional de imprensa está muito acentuada. Esse episódio é pontual porque nós nunca tínhamos assistido a uma invasão de um estúdio por policiais armados para tirar um entrevistado no momento em que ele estava presente em um programa que terminaria dentro de cinco minutos. O apresentador Eduardo Costa pediu um pouquinho de paciência e não foi respeitado”, criticou o diretor-presidente da Rádio Itatiaia, Emanuel Carneiro, no site da emissora.

Já o subcorregedor da Polícia Civil, Antônio Gamanjura, garantiu que toda a ação dos policiais será apurada. “A Corregedoria vai instaurar o procedimento para a apuração das circunstâncias. Os policiais compareceram aqui na Rádio Itatiaia para o cumprimento do mandado da pessoa que estava sendo entrevistada. Vamos pedir a cópia das imagens (do circuito interno), a partir da chegada dos policiais”.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais manifestou repúdio à ação truculenta dos policiais. "O Sindicato se solidariza aos jornalistas atingidos pela violência policial e protesta contra a forma truculenta como a prisão foi feita, atingindo frontalmente a liberdade de imprensa. (...) É também inadmissível a insinuação feita pelos policiais de que o entrevistado preso fosse “protegido da Itatiaia”; jornalistas e emissora cumpriam seu dever de informar a população, nada além disso. Esse comportamento arbitrário parece ter se tornado regra nas ações policiais no estado e configura exatamente o oposto do que jornalistas e população esperam de polícias democráticas". Abaixo, confira o vídeo do circuito interno da rádio no momento da invasão dos policiais:


Opinião

O episódio de autoritarismo e desrespeito à imprensa que aconteceu nos estúdios da rádio mostra, infelizmente, os resquícios que ainda existem da Ditadura Militar entre as nossas autoridades. Porteiro, produtora, apresentador, entrevistado e ouvintes foram agredidos com esta ação equivocada.

Independente do entrevistado em questão ser inocente ou não (a investigação policial que definirá isso com o tempo), a rádio estava cumprindo o seu papel de informar e, em nenhum momento, se indispôs ao trabalho policial, muito pelo contrário: exigiu respeito e foi completamente ignorada pelos policiais.

O fato é que este recorte mostra a linha tênue entre autoridade e autoritarismo e, mais do que isso: de que é preciso respeitar o trabalho da imprensa, independente do veículo ou da plataforma midiática. Respeitar o trabalho dos jornalistas é respeitar, acima de tudo, o direito do cidadão de ficar bem informado.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Wander Veroni
Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários