#Crônica: A Democracia está mesmo em construção ou em reconstrução?

outubro 26, 2014

Foto: Site Ultradownloads / Reprodução.


Domingo (26/10), dia de eleição. Segundo Turno no Brasil. Hoje é dia de celebrar a festa da democracia. O voto na urna. A esperança por um país melhor e mais justo. Democracia é a palavra do dia. O clichê mais usado na fala jornalística. A impressão que tenho quando escuto as pessoas se referindo à democracia é que ela é imutável, soberana e inalcançável. Outro patamar. Não é bem assim? Somos a democracia. Somos?

Mas, o que é esta danada da democracia? É de comer? Eu posso tocar? Como se mexe com isso? Segundo o dicionário, trata-se de um sistema governamental e político em que os dirigentes são escolhidos através de eleições populares. Hoje vivemos um regime democrático. Lutamos para ter de volta a nossa democracia depois de um período de chumbo da Ditadura Militar.

A democracia brasileira contemporânea é recente. Tem quase 30 anos. Vamos decidir o nosso 31º presidente eleito de forma democrática. Se pararmos para pensar, para um Brasil que tem um pouco mais de 500 anos, é algo muito novo. Estamos amadurecendo na questão democrática. Falta muito ainda. Falta o povo entender a dimensão do poder que tem nas mãos. E falta a classe política entender que representar o povo não é representar causas próprias.

Em uma eleição tão inflamada e polarizada quanto esta que tivemos no segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), prefiro acreditar que a democracia brasileira está em construção. Não se trata apenas de escolher qual a visão política vai governar o Brasil pelos próximos quatro anos, mas sim de entender que houve uma luta social histórica para que todos nós brasileiros pudéssemos votar hoje e sempre.
Foto: Portal Terra / Reprodução.

Democracia para mim é igualdade. Não é um modelo fechado. A democracia brasileira é só um exemplo em um mar de outros tantas propostas de democracia. Cada povo adota o seu modelo ou está em processo de luta pelo seu. E, de tempos em tempos, coloca em xeque, se é esse caminho mesmo ou se precisamos reciclar as ideias, aparar às arestas.

Ano passado, durante as Manifestações de Junho, um dos muitos anseios populares foi a Reforma Política. Ou seja, da sociedade repensar o seu modelo democrático. Não se trata de ser bom ou ruim. Trata-se na verdade de evolução. De entender que esse modelo adotado em meados da década de 1980, já não é mais tão interessante para a segunda década dos anos 2000.

Mesmo com toda a agressividade que se viu nas redes sociais durante este segundo turno eleitoral, ainda insisto que isto faz parte do processo democrático: o debate. E debater nos ajudar a pensar e repensar as nossas ideias, as nossas convicções. Ninguém é dono da verdade. Hoje, o meu voto é pela democracia. Pelo processo instigante e apaixonante dela ser construída e reconstruída sempre que for necessário. Assim, subimos mais um degrau na nossa história.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Acredito que a consolidação da democracia é um processo de construção. Em tempos de animosidades exaltadas na internet, a sua crônica é um ponto de reflexão importante para todos nós. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu texto! Compartilhei nas minhas redes. Democraticamente, espero que a Dilma ganhe para o bem desse país. E espero que ao ganhar ela seja mais firme para contornar toda essa crise. Ter a imprensa paulista toda contra é um golpe muito pesado para qualquer governante.

    ResponderExcluir