#Eleições2014: Dilma Rousseff é reeleita presidente e promete Reforma Política

outubro 27, 2014

Foto: Site UOL / Reprodução.


Em uma votação acirrada, Dilma Rousseff foi a primeira presidente reeleita do Brasil, neste domingo (27/10). Com 100% das urnas apuradas por volta da meia-noite, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que Dilma obteve 54.501.118 votos (51,64%), enquanto Aécio Neves (PSDB) alcançou 51.041.155 votos (48,36%). As abstenções totalizaram 30.137.479 (21,1% do total).

A apuração parcial das urnas só começou a ser divulgada pelo TSE às 20h, devido ao fuso horário e o horário de verão em algumas regiões do Brasil. Meia hora depois, já era possível afirmar pelo número de votos que a candidata petista já estava reeleita. Com a vitória, Dilma irá completar 16 anos de ciclo petista no Governo Federal. Diversos líderes políticos da América Latina felicitaram Dilma pela reeleição nas redes sociais.

Por regiões brasileiras, Dilma venceu no Norte e no Nordeste, enquanto Aécio teve melhor desempenho no Centro-Oeste e no Sul. Considerado o segundo maior colégio eleitoral, a região sudeste foi decisiva nesta eleição. Dilma ganhou justamente onde Aécio é mais conhecido: Minas Gerais e Rio de Janeiro, enquanto o candidato tucano teve mais votos em São Paulo e no Espírito Santo.

Imprensa Parcial

Nenhum veículo de comunicação é imparcial. Ser parcial não é um problema, a questão é deixar claro isso para o público, sem querer tentar vender uma parcialidade que não existe na prática. 

A vitória de Dilma Rousseff intensificou algo que já pode ser percebido durante a campanha eleitoral: os principais veículos de comunicação da imprensa paulista/carioca optaram de forma subliminar pelo candidato do PSDB. A maior prova disso foi a capa tendenciosa da revista Veja dois dias antes das eleições, numa tentativa de influenciar o público. O tiro saiu pela culatra.




Outro exemplo disso aconteceu durante a apuração dos votos: o site do jornal Estado de Minas destacava que Aécio era vitorioso no exterior e em algumas regiões de Minas, ao invés de noticiar que Dilma Rousseff era candidata reeleita com o maior número de votos no Brasil. Enquanto isso, no canal Globo News, o comentarista Merval Pereira chegou ao cúmulo de afirmar que o governo Dilma “não tem futuro” e que estamos diante “de uma crise institucional”.

Discurso

Em seu discurso após ser oficialmente reeleita, Dilma Rousseff fez um pronunciamento em um Hotel de Brasília-DF. No discurso, a presidente enfrentou uma breve microfonia e uma rouquidão para anunciar que irá trabalhar para que o Congresso faça a esperada Reforma Política e que o povo escolha os detalhes desta reforma por meio do plebiscito.
Cartaz estilizado utilizado na campanha eleitoral de Dilma. Foto: Reprodução.

Ao retomar o assunto da Reforma Política, Dilma mostrou que as reivindicações das Manifestações de Junho não foram completamente esquecidas e ainda chamou o Congresso para uma responsabilidade pública de retomar ao assunto. Agora, cabe a todos nós cobrar que a intenção não fique apenas na promessa. Dilma reafirmou ainda que vai combater a corrupção e vai fortalecer os programas de distribuição de renda.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários