Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade, realiza noite cultural em BH

setembro 25, 2014

Foto: Guto Muniz / Reprodução.


O Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, realiza nesta sexta-feira (26/09), a 3ª edição do Boa Noite Memorial. Trata-se de uma intensa programação cultural de 18h às 02h30 (do dia 27/09) com atrações musicais, dança, leitura dramática, performance, DJs, projeção de imagens, entre outros. A entrada é franca.

O objetivo do evento é proporcionar uma noite inusitada em um museu, trazendo novas tribos e linguagens para dentro do Memorial Vale. As atividades ocorrerão dentro do Memorial Vale e na Praça Carlos Drummond de Andrade (entre o Museu das Minas e do Metal e o Memorial Minas Gerais Vale).

“No Boa Noite Memorial, o Memorial Vale tem a oportunidade de assumir outras vocações, experimentar e atrair novos públicos. Uma noite onde o permanente e o transitório, o sagrado e o experimental convivem em um clima festivo e arrojado”, explica Wagner Tameirão, gestor do espaço.

A programação de show começa às 18h45 com o grupo Senta a Pua! Que traz o show “Senta a Pua Gafieira”, um som instrumental arrojado, através da construção de novos arranjos e uma linguagem contemporânea para sambas, choros, maxixes e boleros. No repertório, composições de Rodrigo Torino, que assina a direção musical, e também de grandes nomes do gênero, como Zé da Velha, Silvério Pontes e Ataulfo Alves.

O show é baseado no CD de estreia do grupo, em vias de ser lançado, que apresenta arranjos e produção musical do saxofonista carioca Eduardo Neves. Longe do apelo saudosista, o espetáculo pretende reunir os amantes do estilo e também o público jovem que vem descobrindo os encantos do salão e da dança a dois. Haverá participação de casais de tango para dançar com o público.

Em parceria com o Horizontes Urbanos - Mostra Internacional de Dança em Espaço Urbano, o Boa Noite Memorial realiza às 20h a Batalha Show de All Styles. O momento reunirá diversas personalidades da dança. As Batalhas de Dança realizadas pelo Horizontes Urbanos tem como característica principal possibilitar encontros diferenciados.

Desta vez o destaque da proposta está no fato de que haverão bailarinos de diferentes gerações em uma única Batalha. Para o público em geral, além da oportunidade de acompanhar uma Batalha com grandes bailarinos, é uma grande festa com o intuito maior de celebrar a dança e unir os amigos.

O Dixieland jazz band se apresenta às 21h45 e faz um cortejo para deslocar a grande noite para a programação interna do Boa Noite Memorial. O projeto "Dixieland pelas ruas de Ouro Preto" foi criado para trazer alegria às ruas da cidade histórica. As apresentações são em forma de desfile e cortejo, assim, atingindo o maior número de espectadores e lugares possíveis.

A proposta do projeto é resgatar a linguagem do jazz de rua dos anos 20, porém, o repertório conta não só com clássicos da música norte americana, mas também contempla o folclore a música popular brasileira, que são tocadas com a linguagem musical e formação instrumental representativa da Dixieland.

Às 22h15, o Caffeine Trio apresenta “Caffeine Trio: Jazz A Brasileira, Mas Nem Tanto!” com Sylvia Klein, Renata Vanucci e Carolina Renno. O grupo faz uma ardilosa síntese do estilo dos trios femininos das décadas de 30 a 50 americanos, fortemente influenciados pelo encontro do close harmony com o boogie oogie e swing.

O repertório - sofisticado e bem humorado, paira por novas leituras da música brasileira e internacional. Mesmo bebendo de várias fontes - The Andrew Sisters, Beatles, Ray Charles - é com a música brasileira que a performance do Caffeine Trio mantém laços mais estreitos, com leituras swingadas dos sucessos “Aurora”, “Tico Tico no Fuba” e o sucesso “O Meu Sangue Ferve Por Você”.

O trio traz para a cultura popular o tom da larga trajetória que as três cantoras tem na música erudita.  De um lado expõem um estilo pouco explorado no Brasil; por outro, imprimem uma nova estética em músicas já conhecidas pelo grande público; de maneira sempre bem humorada, charmosa, estilosa e vintage.

O programa Leitura Rara, que acontece mensalmente no Memorial Vale, ganha mais uma edição neste mês com a leitura do texto “A Ceia dos Cardeais”, de Júlio Dantas com Elvécio Guimarães, Guilherme Ruggio, Bruno Fernandes. O texto - que será apresentado na Casa da Ópera, às 23h. 

A apresentação - fala sobre três Cardeais, que ao se encontrarem para uma ceia, conversam e expõem cada um, suas experiências e visões sobre o amor e outros momentos de suas vidas passadas, apresentando uma visão particular sobre a vida. O texto é repleto de momentos reflexivos e também cômicos por vezes, mas acima de tudo apresentando o lado humano de cada um independente da posição que ocupam.

O trio formado por Túlio Mourão (teclado), Vagner Faria (baixo) e Edvaldo Ilzo (bateria) interpretam no Boa Noite Memorial arranjos jazzísticos criados por Túlio mourão para canções dos Beatles.  O trio presta tributo a melodias que tiveram força e encanto para arrastar Túlio para a vida de músico profissional. She´s Leaving Home, Eleanor Rigby, Lady Madonna, Can´t buy me Love, For No One, Blackbird, entre outras. Túlio Mourão Trio Toca Beatles se apresenta às 23h30, no jardim interno.

Outra atração do Boa Noite Memorial é o Duelo de Egos, às 0h45, com os DJ’s performáticos DJ Paola Bracho e DJ Petra Von Kant e os convidados João José Cardoso, Eraldo José e Carlos Eduardo Gabriel. Fechando a programação do evento, às 1h30, o Grupo Absinto Muito agrupa a força essencial do rock dos anos 1960 e 1970, com a energia tropical de um som que aponta para um futuro, através de uma partitura corporal única.


Programação

PROGRAMAÇÃO EXTERNA
18h às 22h – VJ Igor Amin
18h às 22h – DJ Roger Dee, entre as atrações
18h45 às 19h45 – Senta a Pua! Gafieira, com participação de casais de tango para dançar com o público
20h às 21h30 – Batalha Show de Gêneros – Horizontes Urbanos
21h45 às 22h15 – Dixieland jazz band

PROGRAMAÇÃO INTERNA
CAPACIDADE MÁXIMA: 300 PESSOAS
22h15 às 23h – Caffeine Trio, no Auditório
23h às 23h30 – Leitura Rara A Ceia dos Cardeais, de Júlio Dantas com Elvécio Guimarães, na Casa da Ópera
23h30 à 0h30 – Túlio Mourão Trio toca Beatles, no Jardim
0h45 à 1h15 – Duelo de Egos – Petra Von Kant vs Paola Bracho. Convidados: João José Cardoso, Eraldo José e Carlos Eduardo Gabriel. Na Escadaria
1h30 às 2h30 – Absinto Muito, no Jardim

Performances durante a programação interna:
Marc Davi – oVO (escreve assim mesmo)
Noemi Assunção – Sucinto






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.








Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários