Debate da Record Minas é marcado por confronto direto entre Pimentel e Pimenta da Veiga

setembro 27, 2014

Foto: Samuel Costa / R7 / Reprodução.


Na noite desta sexta-feira (26/09), por volta das 22h40, a Record Minas promoveu um debate com os quatro principais candidatos ao Governo de Minas Gerais. Participaram do debate Fernando Pimentel (PT), Pimenta da Veiga (PSDB), Fidélis Alcântara (PSOL) e Tarcísio Delgado (PSB). A apresentação ficou por conta da jornalista Janine Borba, da Rede Record de São Paulo.

O encontro foi marcado por um confronto direto entre Pimentel e Pimenta da Veiga, uma vez que o candidato do PT faltou aos dois últimos debates televisivos na RedeTV! e na TV Alterosa/SBT por conta de uma faringite. Apesar do tom agressivo de Pimenta da Veiga, Pimentel se saiu melhor no debate.

Curiosamente, Pimenta da Veiga optou por insistir em desmerecer o fato de Pimentel ter ganhado um prêmio internacional com o oitavo melhor prefeito do mundo. Se a estratégia era desmerecer o concorrente, o tiro saiu pela culatra.

Pimenta da Veiga acabou por enaltecer o trabalho de Pimentel à frente da Prefeitura de BH e deu várias deixas para que o candidato petista pudesse falar da sua gestão e enumerar os vários pontos frágeis do Governo de Minas nos últimos 12 anos, mas sem usar o nome de Aécio ou de Anastasia.

Em contrapartida, coube a Fidelis e Delgado se apresentar como alternativas para as duas principais candidaturas majoritárias. Em um momento de sincericídio, Fidélis lembrou da estranha parceria entre Aécio e Pimentel para elegerem Márcio Lacerda (PSB) para a Prefeitura de BH, o que causou desconforto nos outros três candidatos.

Já Tarcísio Delgado lembrou da questão dos royalties do minério em Minas Gerais e acusou Pimentel de não ter feito para aumentar o valor pago das mineradoras para o Estado. Pimentel se limitou a dizer que o Governo Federal encaminhou um projeto de Lei ao Legislativo propondo mudanças na taxa de mineração, mas que a pauta ainda está em andamento na Câmara.

Ao final do debate, a impressão que deu é que a assessoria de Pimenta da Veiga adotou uma estratégia equivocada não só neste debate, mas nos dois outros anteriores. Ao focar demais em Pimentel, o tucano acabou dando palanque para que o petista não só falasse de suas propostas, mas que pudesse tocar em pontos frágeis da campanha do adversário. Se as pesquisas de intensão de voto se confirmarem, a eleição para o Governo de Minas será resolvida mesmo no primeiro turno.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários