#CaféEntrevista: Aplicativo Freet otimiza descontos em vários tipos de estabelecimentos

setembro 25, 2014




Quem gosta de descontos? Agora, imagina ter uma seleção de descontos nos mais variados tipos de estabelecimentos da sua cidade? Pois é: isso já é realidade. Trata-se do Freet, um aplicativo gratuito criado pela empresa Next ID, de Belo Horizonte, que carrega o cupom de desconto diretamente no seu celular ou tablet, sem a necessidade de imprimi-lo. O Freet está disponível para aparelhos da plataforma iOS e Android.

Com quase três meses de funcionamento, o aplicativo tem como objetivo atuar como um CRM (Customer Relationship Management). O CRM é um sistema integrado de gestão com foco no cliente e que reúne vários processos gerenciais de uma forma organizada e integrada, aproximando os estabelecimentos de seus clientes.

Para falar mais sobre o aplicativo, o Café com Notícias conversou com o diretor de Comunicação e Marketing da Next ID, Vinicius Pereira, de 29 anos. Na entrevista ele falou um pouco mais sobre o Freet e afirmou que os “sites de compra coletiva morreram”. Acompanhe:

1) Como surgiu a ideia de criar o Freet e quanto tempo levou para formatar o aplicativo e colocá-lo no ar?

O Freet foi uma adequação de ideia que consistia em facilitar o acesso de pessoas a estabelecimentos. A mudança ocorreu para conseguir uma captação maior de público e estabelecimentos. Esse período demorou cerca de seis meses.

2) Desde o lançamento do aplicativo, qual tem sido o feedback do público? Já houve algumas mudanças ou adequações?

O aplicativo foi lançado oficialmente em junho deste ano e estamos tendo uma procura cada vez maior. As pessoas acham o Freet bem fácil de usar. Ele é um gatilho para atrair o público a novos estabelecimentos e este é o maior retorno que temos de ambas as partes (empresa/usuário).

O fato de não ser necessário comprar a oferta e imprimi-la também é um ponto forte do aplicativo. O Freet tem sido desenvolvido constantemente e tendo melhorias para facilitar a usabilidade e segurança. Toda vez que pensamos que é a versão ideal, surge algo que pode melhorar a sua performance e os resultados. Então ele está sempre sendo adequado ao que o mercado pede.

3) Quanto aos empresários e/ou empreendedores que estão com campanhas no Freet: qual tem sido o feedback deles em relação ao aplicativo?

O Freet é algo inédito no mercado e eles estão surpresos com os resultados que estão tendo com as campanhas. A aceitação pela ferramenta está sendo bem interessante, pois aproxima o consumidor dos estabelecimentos e torna o relacionamento entre eles mais fácil. Com o Freet o estabelecimento pode ter uma percepção melhor sobre o seu produto ou serviço, se ele realmente é atrativo e qual é realmente o seu público ideal.
André Almeida, Wallace Melo e Vinicius Pereira da Next ID são os responsáveis pelo aplicativo Freet. Foto: Divulgação.

4) E por falar neste empresário ou empreendedor no Freet, como ele consegue fazer uma campanha de promoção ou desconto no Freet? É preciso pagar alguma coisa?

O Freet possui uma plataforma web (Freet Pro) onde o estabelecimento pode gerir as campanhas, acompanhar a evolução e até criar listas especiais de usuários do Freet. Isso é muito interessante para o empresário que sabe com quem quer falar. O valor pago pela empresa é de acordo com a sua necessidade.

5) Com o sucesso e a pluralidade de ofertas de sites como o "Peixe Urbano" e o "Groupon", qual é o diferencial que o público poderá encontrar no Freet?

A compra coletiva morreu. A decepção dos usuários com esse tipo de serviço foi muito grande, ocorrendo a queda de credibilidade dessas empresas. O Freet conhece todos os estabelecimentos que estão no aplicativo. Queremos levar o melhor serviço ou produto para os consumidores. Uma das pesquisas que fizemos mostrou que grande parte da amostragem não recebia informações ou oportunidades para que voltasse ao estabelecimento.

Em um mercado cada vez mais competitivo que é o brasileiro, fidelizar um cliente vai além de dar descontos ou benefícios, as empresas devem se aproximar cada vez mais daqueles que desejam consumir o que elas oferecem. Mas apontando uma grande diferença entre o Freet e as empresas de compra coletiva é o fato do usuário não precisar comprar a oferta.

Ele simplesmente baixa o ticket que tem interesse de consumir. Isso faz com que as empresas busquem a excelência sempre. Além disso, nós procuramos fortalecer o nosso ecossistema ao invés da concorrência entre empresas. Procuramos mostrar para o usuário que ele tem soluções dentro do app para atender a sua necessidade.

6) O Freet é um aplicativo relativamente novo no mercado. Qual é o próximo passo que vocês pretendem dar para a expansão do aplicativo? Podem adiantar alguma novidade?

Queremos amadurecer primeiramente o Freet nas cidades que estamos atuando. Como ele está em desenvolvimento constante, acreditamos que será natural atrair empresas de todos os segmentos do mercado para o aplicativo.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.








Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários