#CineCafé: "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2015

setembro 20, 2014



Um passo importante para o enfrentamento do preconceito e, ao mesmo tempo, uma chance real do cinema brasileiro ganhar a sua primeira estatueta dourada. Nesta semana, o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho foi selecionado para representar o Brasil na disputa por uma vaga entre os cinco finalistas a Melhor Filme Estrangeiro do #Oscar2015.

Os finalistas desta categoria do Oscar devem ser anunciados em janeiro, cuja próxima cerimônia está marcada para o dia 22 de fevereiro de 2015, no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Dos 20 filmes brasileiros inscritos, 18 longa-metragens disputaram a indicação, tais como Serra Pelada, de Heitor Dhalia; Não Pare na Pista: a Melhor História de Paulo Coelho, de Daniel Augusto; Praia do Futuro, de Karim Aïnouz; Tatuagem, de Hilton Lacerda, entre outros.

O anúncio foi feito pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, logo após a reunião da comissão especial. "A obra eleita nos oferece uma história original, roteiro bem defendido, com linguagem universal e é também uma obra de alta sensibilidade, que aborda a temática adolescente em situações extremas. Fico feliz com a seleção, nos tira de situações com “cara de Brasil”, tem uma linguagem universal, com uma história que pode ocorrer em qualquer país, em qualquer lugar", comenta a ministra.

A partir de agora, a produção do filme escolhido deve começar a chamada “Campanha Para o Oscar”, que consiste além do envio da cópia do filme para a Academia de Cinema de Hollywood, em ações promocionais como anúncios oficiais na revista Variety, exibições para votantes e formadores de opinião, debates, entre outras atividades promocionais.

Logo após o anuncio, a produtora de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, Diana Almeida, comemorou o feito e disse à imprensa que a Lacuna Filmes vai lançar o longa nos Estados Unidos no dia 7 de novembro. "É um período ótimo para lançar nos EUA, pois é exatamente a mesma época em que os votantes da Academia começam a ver os filmes", explica.
Fotos: Divulgação.

Já o diretor e roteirista Daniel Ribeiro recebeu a notícia da indicação na Austrália por meio de uma mensagem da produtora Diana Almeida. Daniel está há 20 dias viajando por conta da carreira internacional de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. "Estou feliz com a nomeação nesse momento, quando lidamos no Brasil com a questão da homofobia e da negação dos direitos dos gays. É uma alegria saber que o filme pode ser escolhido para representar a cara do país no Oscar, com um tema atual e relevante. Faremos nossa campanha nos Estados Unidos e sabemos que isso ajuda muito a conquistar a vaga. Vamos para brigar com gente grande".

O Filme

O filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é derivado do curta-metragem Eu não quero voltar sozinho, também dirigido por Daniel Ribeiro, e que rodou por mais de 70 festivais pelo mundo desde sua estreia, em 2010. No Festival de Berlim, o filme conquistou os prêmios Teddy (dedicado a produções com temática LGBT), além da crítica da Mostra Panorama e ainda um diploma por ter sido o segundo filme de ficção mais bem avaliado pelo público no evento.

O filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho conta a história do jovem Leonardo, cego, que fica angustiado com a super proteção da amiga Giovana e dos pais. Com a chegada de Gabriel na sala em que Leonardo e Giovana estudam, nasce uma amizade forte entre o trio e conflitos normais da adolescência. Em um dado momento, Leonardo se descobre apaixonado por Gabriel e tudo muda na vida deles.

De uma forma sensível e sem ser didático, o diretor Daniel Ribeiro recriou a história apresentada no curta de uma forma ainda mais poética e com uma linguagem bem próxima do público adolescente. Um dos pontos altos do filme não é nem a discussão da homossexualidade – que é retratada de forma muito natural, inclusive, mas sim da aceitação pessoal e do preconceito com o diferente, pauta que é comum nos dias de hoje.

Ainda, o filme é ousado até na sua estratégia de eliminar a pirataria. Em julho, a Lacuna Filmes passou a vender pela internet o DVD de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho por R$ 10 com um encarte mais simples, devido ao sucesso que o filme estava fazendo no mercado paralelo dos DVDs Piratas. O DVD e Blu Ray com material extra será lançado em dezembro. Para comprar o “DVD Pirata Oficial” do filme, clique aqui. Abaixo, assista o trailer:







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.



  




Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários