#CaféConvidado: Paisagista dá dicas de como cuidar de um jardim em casa ou no escritório

setembro 20, 2014

Foto: Blog Yo me Amo Más / Reprodução.

Na seção Café Convidado desta semana, a arquiteta e paisagista Daniela Sedo, aproveita a chegada da Primavera, no próximo dia 22 de setembro, para incentivar a criação de um jardim em casa ou no escritório. Para Daniela, um cantinho verde dentro de um ambiente precisa ser planejado desde a escolha do local que será feito e, principalmente, das plantas utilizadas para o cuidado e manutenção deste espaço. Abaixo, confira o artigo:


Aproveite a primavera para investir em um cantinho verde



Por Daniela Sedo*



Em grandes cidades, pequenos espaços verdes, sejam parques ou praças, o paisagismo comercial ou residencial é um verdadeiro oásis. A natureza realmente é incrível em qualquer época do ano, ainda mais durante a primavera, quando as flores trazem ainda mais beleza à natureza.

O bem-estar causado pelo verde faz bem para a saúde, trazendo mais inspiração e disposição no dia a dia. Por isso é recomendável que, cada vez mais, as pessoas se preocupem em trazer a beleza do verde e das flores para dentro de casa, condôminos ou empresas.

Visto isso, vale muito à pena investir em um jardim externo ou um cantinho verde em áreas internas ou externas das construções. Mas muitas pessoas têm dúvidas sobre o cuidado com as plantas e quais espécies são indicadas.

Ter um jardim florido e bem cuidado é muito prazeroso, mas realmente exige cuidado contínuo, além de investimento em adubo, controle de pragas, e um profissional qualificado para cuidar periodicamente das plantinhas.

Algumas dicas para quem não tem tempo, paciência ou mesmo dinheiro para cuidar de um jardim: para pessoas que gostam de ter plantas em casa e os cuidados se limitam à rega, é recomendado utilizar vasos com espécies plantadas e adequadas para ambientes internos.
Fotos: Site Casa e Jardim / Reprodução.

Tais espécies necessitam de menos tempo de cuidado e inclusive menos rega. Uma espécie que floresce em ambiente interno e quase o ano todo é o antúrio e sua variedade “mini”, que é mais delicada e menor.

Para quem prefere não se preocupar nem mesmo com a rega das plantas por causa da correria do dia a dia, a melhor opção é contratar arranjos florais em empresas especializadas que fornecem o serviço e os substituem periodicamente. Já aqueles que buscam praticidade e custo zero de manutenção, plantas artificiais pode ser uma boa opção.

Durante a primavera é necessário procurar por espécies rústicas e mais resistentes, como a azaleia, primavera, íris azul, ixora e lavanda. Estas espécies resistem muito bem aos meses frios e estarão lindas na primavera. Em contrapartida, espécies conhecidas como tropicais, que são mais sensíveis a variações climáticas, estarão na primavera com suas folhas queimadas, com manchas e em alguns casos podem demorar meses para se recuperar.

Nesta época do ano, quando a maioria das espécies está florescendo, as plantas precisam de cuidados especiais como rega constante e adubação adequada para cada tipo de espécie. Ainda assim, leva algum tempo para que um jardim fique bonito e bem formado.

No início da primavera é indicado evitar espécies com folhas delicadas, que é o caso das tropicais. Já o final da primavera certas espécies já estarão revigoradas e florescendo muito bem, como é o caso das impatiens, margaridas, gardênia, dentre outras. No vídeo abaixo, falo sobre como criar um jardim vertical em casa ou no escritório. Veja:




 _____________________________
*Perfil: Daniela Sedo é arquiteta e paisagista e possui uma empresa de consultoria nesta área desde 2005. Ela é especializada em projetos paisagísticos para residências, condomínios e comércio com foco na sustentabilidade, sempre preocupada em utilizar materiais ecologicamente corretos.






  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários