Projeto “Truco!” da Agência Pública quer averiguar verdades e mentiras da campanha eleitoral

agosto 19, 2014

Ilustração: Alexandre De Maio / Agência Pública / Reprodução.


Você é daqueles que investiga as propostas do seu candidato à presidência da república antes de votar? Se não, saiba que a partir de agora é possível saber o que é verdade e mentira na campanha eleitoral 2014 por meio do projeto Truco, da Agência Pública.

Assim como no jogo de cartas, a ideia é revelar para o público o que é ou não é blefe, sob a prerrogativa de checar e contextualizar dados relevantes veiculados pelos candidatos à presidência nos programas do horário eleitoral gratuito. Além disso, a proposta é que o internauta também participe apontando o que merece ou não ser investigado.

“A ideia do Truco é contribuir com o debate eleitoral, principalmente na internet, exigindo informações melhor embasadas e projetos mais consistentes. Por isso queremos pedir que os candidatos ponham todas as cartas na mesa”, explica a jornalista Natalia Viana, diretora de estratégia da Agência Pública.

O resultado das checagens será publicado no site da agência no dia seguinte à veiculação do horário eleitoral, ao meio-dia. Para manter a independência característica da Pública, a agência reuniu uma extensa base de dados de pesquisas, especialistas e instituições de diversas áreas prioritárias na campanha.  A agência também vai produzir reportagens especiais confrontando cidadãos e candidatos.
Ilustração: Alexandre De Maio / Agência Pública / Reprodução.

Com um tom provocativo, bem humorado e inovador, o projeto Truco tem identidade visual inspirada em jogos de cartas, desenhada pelo quadrinista Alexandre De Maio. Aos dados checados, serão atribuídas cartas, de acordo com o que for apurado. São elas: “Truco!”, “Não é bem assim”, “Tá certo, mas peraí”, “Blefe”, “Zap!” e “Que medo”.

Além da checagem de dados, Truco ainda traz a série de reportagens Cartas na Mesa, que terá três edições sobre a população negativamente afetada por ações, projetos e propostas dos principais candidatos. Também serão feitas reportagens sobre as principais propostas dos candidatos para áreas consideradas prioritárias, julgadas por especialistas e movimentos sociais. Vale a pena conferir!







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Muito interessante esse projeto e em um momento cada vez mais oportuno. Fico feliz em ver que a tecnologia está sendo usada de forma cada vez mais efetiva para que as pessoas se conscientizem e tenham acesso a informação de utilidade pública. Acho que as manifestações do ano passado serviram pra mostrar que o gigante não só está acordado como está ativo também. Ah, antes de encerrar meu comentário, adorei a ilustração. Muito boa.

    ResponderExcluir