#Copa2014: Humilhado, Brasil perde de 7 a 1 para a Alemanha em vexame histórico no Mineirão

julho 08, 2014

Foto: Robert Cianflone / FIFA / Getty Images.


Vergonha. Este é o sentimento do torcedor brasileiro após o vexame histórico do Brasil perder de 7 a 1 para a Alemanha, nesta terça-feira (08/07), em Belo Horizonte, no Estádio Mineirão. Mesmo com o estádio lotado de verde-amarelo, a seleção brasileira se mostrou apática e apagada em campo e não conseguiu virar o placar.

A Alemanha mostrou um futebol superior e muito mais entrosado em campo. Logo no 1º tempo, Müller fez o primeiro gol aos 11 minutos. E aos 29 do primeiro tempo o placar já estava 5 a 0 para os alemães. Um dos sete gols foi de Klose, agora recordista de gols, com 16 gols até agora, ultrapassando o ex-craque Ronaldo Fenômeno.

O gol derradeiro de Oscar, aos 45 minutos do 2º tempo, veio para dar um resto de dignidade ao desempenho pífio da seleção em campo. O time escalado por Felipão entra para a história do Mundial como o pior placar já feito em cem anos de seleção. A última goleada que o Brasil sofreu assim num torneio internacional foi contra o Uruguai, na Copa América de 1920 com o placar de 6 a zero.

O torcedor está incrédulo! Até mesmo o brasileiro mais pessimista não imaginaria um placar assim tão horrível. A questão não era perder, porque o torcedor sabia que não seria um jogo fácil. O difícil foi perder com um placar que lembra uma partida de solteiro versus casados no final de semana. Foi humilhante.
Fotos: Laurence Griffiths / FIFA / Getty Images.

Faltou um goleiro mais atento. Faltou meio de campo. Faltaram zagueiros e artilheiros. Faltou tudo. Faltou, sobretudo, o técnico Felipe Scolari ter humildade de reconhecer, logo nos primeiros 10 minutos do 1º tempo, que o time escalado não funcionou. Felipão só fez substituições no 2º tempo de forma equivocada e que nada acrescentaram para mudar o placar. Foi decepcionante.

Agora, a Alemanha está na final no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela partida que acontece no próximo domingo (13/07). Os alemães só aguardam o resultado entre Argentina e Holanda para saber quem será o seu adversário. Mesmo com a derrota, o Brasil continua na Copa do Mundo e, no próximo sábado (12/07), irá disputar o terceiro lugar, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF. Abaixo, confira outros detalhes:

# O jogo entre Brasil e Alemanha garantiu novamente as primeiras posições de audiência na TV aberta para a Globo e a Band que são as únicas emissoras a transmitirem o Mundial. Segundo os dados do Ibope, a Globo marcou 34 pontos de audiência, enquanto a Band conquistou 10 pontos.

# Na Globo, chamou à atenção a tristeza com que Galvão Bueno conduziu o jogo quando o Brasil tomou os cinco primeiros gols contra a Alemanha, logo no primeiro tempo. Já na Band, no programa #BandNaCopa, os comentaristas afirmaram que a escalação da seleção e a tática foram equivocadas: faltou meio de campo.

# Nas redes sociais, o jogo ficou entre os assuntos mais comentados do mundo, principalmente por conta da derrota vergonhosa em campo. Vários memes e hashtags foram criadas por conta dessa derrota. Vejam alguns neste link.


# A derrota do Brasil contra a Alemanha já ganhou o apelido de “Mineiraço” em comparação ao “Maracanazo”, quando a seleção perdeu em casa no Maracanã, na década de 1950.
Fotos: Jamie McDonald  / FIFA / Getty Images.

# Emocionado, o capitão David Luiz pediu desculpas aos brasileiros pelo péssimo desempenho da seleção brasileira. "Eu só queria poder dar uma alegria ao meu povo. A minha gente que sofre tanto, sofre muitas coisas. Infelizmente não conseguimos. Desculpa a todo mundo. Desculpa a todos os brasileiros. Só queria ver o meu povo sorrir. Todos sabem o quanto era importante para mim ver o Brasil inteiro feliz pelo menos por causa do futebol", disse.

# Em campo, Julio Cesar, Fred e Dante estavam totalmente apagados em campo. Fred, inclusive, ganhou o apelido de “cone” nas redes sociais. Bernard e Oscar se mostraram confusos, zanzando de um lado para o outro, mesmo sendo Oscar o autor do único e derradeiro gol. David Luiz e Marcelo se esforçaram ao máximo para tentar reverter o quadro em campo, mas não conseguiram. Ou seja, a seleção brasileira estava completamente perdida. Faltou treino.

# Um dos problemas da partida entre Brasil e Alemanha também passa pelo gol. Claro, Júlio César não é um péssimo goleiro, mas estava em um dia ruim. E por ver que em tão pouco tempo a seleção brasileira tomou cinco gols não mexer no gol foi um grande erro. Trocar o Júlio Cesar pelo Victor, por exemplo, poderia ser uma possibilidade. Isto não é demérito! Seria poupar um atleta de um vexame histórico como esse.
Foto: Buda Mendes / FIFA / Getty Images.

# O desempenho do Brasil foi tão ruim que o jogador alemão Thomas Müller, de uma forma muito polida, comparou o desempenho do Brasil com a Argélia. "Não esperávamos o que vivemos aqui hoje, mas é possível ver como as partidas são todas diferentes. Nós nos lembramos do jogo contra a Argélia, que foi difícil, mas hoje tivemos bolas rápidas e encontramos mais espaço em relação às seleções que em geral se defendem mais. Não sei o que dizer, mas jogamos com coletivo e vamos nos manter unidos, pois temos de lutar com nossa vida na final, pelo troféu", comentou o atacante.

# Escolhido como o craque da partida, o jogador alemão Toni Kroos disse que esta foi a melhor apresentação da Alemanha até hoje e se mostrou incrédulo com o desempenho do Brasil. "Acreditamos desde o primeiro minuto porque vimos que o Brasil estava meio hesitante em suas decisões e aproveitamos isso. Depois que marcamos o primeiro, os outros vieram rápido. Se alguém falasse que ganharíamos por 7 a 1, eu não acreditaria".







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Realmente, foi uma derrota humilhante que ninguém, nem mesmo os vencedores da partida, esperava. A seleção alemã foi superior por vários motivos: encontrou espaço de sobra pra jogar, tem time entrosado por estar jogando junto há muito mais tempo e muitos jogadores de destaque. Tendo em vista isso, o Felipão não tinha motivo aparente de optar por uma formação mais ofensiva com três atacantes, o que pelo que lembro não havia acontecido na formação inicial da seleção brasileira nessa Copa. Mas, enfim, agora o jeito é seguir em frente, ficar com a cabeça erguida e lembrar o nosso futebol continua sendo campeão mesmo assim assim se observado o histórico de sucesso de outras Copas.

    ResponderExcluir