#Copa2014: Brasil vence Colômbia por 2 a 1, mas perde Neymar após joelhada nas costas

julho 05, 2014

Foto: Lars Baron / Getty Imagens / FIFA.


O Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1, no Estádio Castelão, em Fortaleza, nesta sexta-feira (04/07). Mas, o que era para ser uma comemoração por estarmos na semifinal da Copa do Mundo, terminou em tristeza com saída de Neymar Jr. do Mundial após o atleta brasileiro sofrer uma joelhada nas costas do lateral direito colombiano, Juan Zuñiga. Para ver os melhores momentos da partida, clique aqui.

Neymar fraturou a terceira vértebra lombar da coluna e precisará de algumas semanas para se recuperar. E, por isso, segundo o médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, está fora da Copa. Para piorar ainda mais a situação, tanto a joelhada nas costas que Neymar sofreu, quanto uma série de puxões e empurrões que os jogadores colombianos fizeram no Brasil em campo não foram advertidos pelo juiz espanhol Carlos Velascos.

Se a alegria contagiante dos jogadores colombianos encantou o mundo na primeira fase da Copa do Mundo, no jogo contra o Brasil a tensão dominou toda a partida. Não houve dancinha, nem comemorações festivas. Mais sisudos, eles resolveram mostrar uma face mais agressiva por meio da porrada e do excesso de faltas, pressionando claramente o juiz Carlos Velascos para apitar de forma desfavorável contra o Brasil durante toda a partida.
Fotos: Lars Baron e Jamie McDonald / Getty Imagens / FIFA.

Mesmo com a avaliação omissa de Velascos, o Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1 e está na semifinal do Mundial. Com um gol do capitão Thiago Silva e outro do zagueiro David Luiz, o Brasil fez uma das suas partidas mais geniais – apesar de todas as dificuldades já citadas. 

Hulk, Maicon, Thiago Silva e David Luiz, merecidamente, foram os destaques da partida e mostraram que podem sim fazer a diferença na seleção brasileira, enquanto Fred se mostra cada vez mais apagado e errando vários passes. Curiosamente, ele não foi substituído por Felipão, mas sim Hulk que fez a sua melhor partida até então.

Agora na semifinal, a seleção brasileira volta para Belo Horizonte, na próxima terça-feira (08/07), às 17h, para jogar no Estádio Mineirão contra a Alemanha, com a urgência de Felipão precisar mexer na escalação, uma vez que ele não poderá contar mais com Neymar Jr. por conta da lesão nas costas, nem com Thiago Silva que completou dois cartões amarelos e está suspenso da próxima partida. Abaixo, confira outros destaques de Brasil e Colômbia:

# Transmitido pela Rede Globo e pela Band, o jogo entre Brasil e Colômbia  deixou as suas emissoras novamente nos primeiros lugares de audiência na preferência do telespectador. Se em São Paulo, a Globo fez 35 pontos e a Band 9, aqui em Belo Horizonte foi completamente diferente: Globo marcou 37 pontos, enquanto a Band obteve apenas 3 pontos. As outras emissoras marcaram apenas 1 ponto na capital mineira.
Fotos: Jamie McDonald / Getty Imagens / FIFA.

# A FIFA aproveitou a visibilidade dos dois jogos das semifinais exibidos nessa sexta-feira (04/07) entre Alemanha e França, que terminou em 1 a zero; e Brasil e Colômbia, que acabou em 2 a 1, para divulgar a campanha #DigaNãoAoRacismo (em inglês: #SayNotToRacism; em espanhol: #DiNoAlRacismo). Antes da partida, os capitães das seleções leram mensagens de enfrentamento ao racismo com o objetivo de sensibilizar os torcedores sobre a importância de inibir e denunciar qualquer tipo de discriminação.

# David Luiz foi eleito pela FIFA como o melhor jogador em campo de forma merecida. O gol dele ao cobrar escanteio entrou de vez para a história da Copa do Mundo e dificilmente será esquecido. Também chamou o fato a velocidade com que ele correu pelo campo na hora da comemoração e o fair play que ele teve ao consolar o jogador James Rodriguez no final da partida que chorava de forma copiosa após a Colômbia perder para o Brasil e tomar a iniciativa de trocar de camisas. Se David já era amado pela torcida, agora se tornou de vez o novo “queridinho do Brasil”.

# O jogador colombiano Cuadrado foi o que mais chamou a atenção do juiz para favorecer lances em relação ao seu time. Todo o tempo, cobrava de Velasco uma postura, uma atitude em relação o que acontecia. Intimidado, o juiz espanhol foi o mais omisso até agora em relação as diversas penalidades que a Colômbia deveria sofrer em campo, como o cartão vermelho de Zuñiga que não veio na hora da joelhada nas costas de Neymar Jr.
Fotos: Lars Baron e Jamie McDonald / Getty Imagens / FIFA.

# Quase um dia depois da partida e após pressão dos internautas e da imprensa, a FIFA soltou um comunicado afirmando que vai avaliar se a joelhada que Neymar Jr. sofreu nas costas foi realmente proposital e, caso tenha sido, disse que irá estudar uma punição cabível ao jogador colombiano Zuñinga. Enquanto isso, Felipão afirma que já tinha solicitado a FIFA uma postura mais firme, uma vez que Neymar já havia sido perseguido em outros jogos. A CBF está acompanhando de perto o caso.

# "Foi uma jogada normal. Nunca tive a intenção de machucar um jogador. No campo, jogo pela camisa do meu país, não com a intenção de machucar. Estava apenas defendendo a minha camisa. A partida estava quente, o Brasil estava entrando forte, e nós também. Foi uma jogada normal. Não entrei pensando em fazer mal, só para defender o meu país. Espero que ele se recupere logo. Que não seja nada grave, pois é um talento do Brasil e do futebol mundial", disse o jogador colombiano, Juan Zuñiga, sobre a joelhada nas costas que deu em Neymar Jr, durante entrevista à ESPN Brasil.

# Neymar Jr. é mesmo muito querido pelo público. Após a notícia de que ele seria mesmo afastado da Copa do Mundo para cuidar da lesão que sofreu na terceira vértebra da coluna, as hashtags #ForçaNeymar e #FuerzaNeymar ficaram nos primeiros lugares dos assuntos mais comentados do mundo no Twitter. O Instagram no Brasil também bateu um recorde: a primeira hora após o comunicado chegou a ter uma postagem por segundo com o uso da hashtag de apoio ao namorado da atriz Bruna Marquezine.

# Na tarde deste sábado (05/07), a CBF postou um vídeo em seu canal no YouTube com uma declaração exclusiva de Neymar Jr. sobre a joelhada que sofreu nas costas na partida contra a Colômbia. Na TV aberta, o vídeo foi exibido na íntegra tanto na Band, quanto na Globo que exibia o Caldeirão do Huck. Abaixo, assista o vídeo:






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários