#Copa2014: Pesquisa revela o comportamento dos torcedores do Mundial nas redes sociais

julho 04, 2014

Foto: Site Diário do Turismo / Reprodução.


Rede social é diálogo. E por ser diálogo gera engajamento e interação entre os usuários. Para tentar entender o comportamento do internauta brasileiro na web durante a Copa do Mundo da FIFA 2014™, a empresa de inteligência digital Gauge produziu uma pesquisa inédita que investiga a percepção dos brasileiros nas redes antes, durante e após os jogos do Brasil.

A pesquisa revela dados curiosos, tais como o perfil dos internautas comentaristas durante o jogo do Brasil divididos, por exemplo, em boleiro, zé graça, apaixonado, tiete e corneteiro. Além disso, o estudo mostra quais os jogadores estão na boca da torcida, como o internauta vê os atletas dentro do campo e quais são os assuntos mais falados pelos internautas quando a seleção brasileira está em campo.

"Há resultados surpreendentes sobre como os usuários de redes sociais veem os jogadores e se identificam com eles. Alguns jogadores como, por exemplo, o zagueiro David Luiz, que são foco frequente da cobertura da imprensa e contam com diversos patrocínios de marcas, não figuraram nem entre os cinco mais citados nas redes sociais no período analisado. Por outro lado, jogadores muito citados, como o Hulk, possuem poucos patrocinadores”, observa o diretor-executivo da Gauge, Dante Calligaris.

Ainda, segundo o executivo, a expectativa é que os dados colhidos possam servir como embasamento para as empresas repensarem seus investimentos em marketing e as formas de aumentar o engajamento dos consumidores com suas marcas. 

“O diferencial do nosso estudo é contextualizar os dados quantitativos, analisando critica e individualmente o teor de cada postagem. Desta forma, conseguimos ir mais fundo no lado emocional do torcedor nas redes sociais e nas formas que ele se relaciona com a seleção e seus ídolos”, conclui Dante Calligaris.

Metodologia

Para a pesquisa #Tátendocopa, a Gauge utilizou um sistema próprio de monitoramento de redes sociais como forma de garantir a assertividade na segmentação, mapeamento e captura para coletar 2.012.854 menções no Facebook e Twitter de usuários de idades e perfis diversos 1 hora antes dos jogos, durante e 1 hora depois do término das partidas.

A seleção foi feita a partir da busca de palavras-chaves pré-definidas. Foram estabelecidas cerca de 20 palavras para cada jogador e treinador que fazem parte do universo da seleção brasileira. O tratamento dos dados foi feito considerando-se uma amostra para cada rede, com margem de erro de 5% e nível de segurança de 95%.

A classificação da amostra abordou todos os assuntos que envolviam os momentos dos jogos do Brasil. Para facilitar a compreensão desses dados, a Gauge criou três infográficos bem humorados sobre o estudo. Confira:

Infográfico #1:


Infográfico #2:

Infográfico #3:






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários