#Copa2014: Google e Twitter lançam ferramentas para internautas acompanharem as partidas em tempo real

junho 16, 2014

Foto: Revista Veja / Reprodução.


O internauta que é mais antenado já notou que tanto o Google, quanto o Twitter lançaram ferramentas online para ajudar os usuários a encontrar com mais velocidade informações sobre as partidas da Copa do Mundo 2014. Trata-se dos cards – um mecanismo já utilizado na web para facilitar o acesso a alguma informação relevante dentro da plataforma.

De olho na sazonalidade que o tema Copa do Mundo causa nos internautas, tanto Google, quanto o Twitter criaram cards próprios com informações em tempo real sobre as partidas do Mundial da FIFA. Para quem utilizar o Google, basta digitar “copa do mundo” na caixa de pesquisa que vai direto para um card, feito em formato de tabela, que informa o jogo do dia, o local da partida e, até mesmo, o resultado. O recurso também está disponível no Google Now.

Ainda dentro do universo Google, a Gigante de Mountain View criou Doodles especiais e preparou um Google Trends especial sobre a Copa do Mundo. Neste espaço, é possível conferir curiosidades sobre o comportamento do internauta em relação as pesquisas que são feitas em tempo real sobre o evento esportivo, como por exemplo: durante o jogo entre o Brasil e a Croácia, as buscas por "como fazer pipoca doce" duplicaram no Brasil. Também é possível visitar as principais ruas do Brasil coloridas para a Copa do Mundo através do Google Maps.
Foto: Reprodução.

Já o Twitter, resolveu colocar o seu card em formato de coluna, na parte direita da tela, informando o resultado em tempo real, além de dar a opção para o internauta ver quais serão os jogos do dia ou se ele quer personalizar ainda mais o resultado, escolhendo uma equipe para torcer e monitorar o debate que será feito na rede pelos outros internautas.

Outro recurso interessante foi o fato do Twiter criar emoticons com as bandeiras de cada país, somados ao uso da hashtag da sigla do nome destas nações que enviaram seleções para a Copa do Mundo 2014. Rapidamente, a nova função já foi incorporada não só pelos internautas, mas também pelos perfis dos principais noticiários do país no microblog.

O recurso ajuda aproximar o debate entre os usuários e concentra em uma única busca tudo que é postado em relação a uma determinada seleção. Ou seja, o internauta que gosta de futebol e que curte assistir os Jogos da Copa tem um incentivo e tanto para não desgrudar os olhos da tela da TV, do computador, do tablet ou smartphone. Tudo está conectado! A “segunda tela” já é uma realidade absoluta.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários