2ª edição do NETLABTV estimula novas ideias para séries de TV no Brasil

junho 16, 2014



Estimular e premiar novas ideias de séries brasileiras para TV por assinatura nas categorias ficção e não ficção. Esta é a proposta da 2ª edição do NETLABTV, cujo período de inscrição vai até o dia 11 de julho de 2014. A proposta é gerar novas oportunidades de negócios e fomentar o surgimento de novas ideias e novos formatos de séries brasileiras.

O NETLABTV é voltado para roteiristas, escritores, dramaturgos e criadores de todo o Brasil. Em sua primeira, recebeu mais de 1,8 mil inscrições de projetos de séries brasileiras para TV e mobilizou cerca de 3 mil criadores de 26 estados do Brasil. Os vencedores da premiação ganharão o apoio para o desenvolvimento das séries no valor de R$ 15 mil para projetos de ficção e R$ 10 mil para projetos de não-ficção.

“Nosso papel é apoiar o desenvolvimento e aprimoramento de novos projetos de séries de TV, facilitando a geração de novos negócios entre criadores, produtoras e canais. Queremos apoiar o surgimento de novas ideias e novos formatos de séries para TV em todo o país”, afirma Fernando Magalhães, diretor de programação da NET. Abaixo, assista o vídeo que explica a proposta do concurso:

Todos os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por especialistas em roteiros de séries e em mercado de TV, que selecionará dentre os projetos inscritos, 40 semifinalistas e 16 finalistas, com base nos critérios: originalidade, qualidade técnica e potencial comercial da série.

“A divulgação dos semifinalistas é uma das novidades desta edição. Diante do grande volume de inscrições e atendendo a sugestões que recebemos na edição passada, acreditamos que a divulgação dos semifinalistas do NETLABTV dará visibilidade para os melhores projetos de séries e também para os seus autores”, explica Magalhães.

Entre os finalistas, serão escolhidos 08 vencedores, sendo 4 de ficção e 4 de não ficção. Destes oito, dois projetos serão escolhidos por votação popular por meio do site do Concurso, uma inovação que dará voz aos assinantes de TV Paga e público em geral. Os outros 06 vencedores serão indicados pela Comissão Julgadora do Concurso.
Foto: Portal Terra / Reprodução.

“Nesta nova edição, abriremos o voto popular para os nossos clientes e público em geral, que serão responsáveis pela escolha de dois projetos. Acreditamos ser fundamental dar voz aos nossos clientes, permitindo que participem da escolha dos conteúdos que serão desenvolvidos para sua TV”, completa Fernando Magalhães.

Além de atuar como incubadora de novas ideias e novos formatos para televisão, o NETLABTV terá um laboratório para consultoria de roteiro e aprimoramento dos projetos, com rodada de apresentação para produtoras independentes e canais de TV por assinatura do País.

“Trocar informações, impressões, bater bola sobre os problemas enfrentados no percurso e contar com o olhar fresco e experiente de outros profissionais é muito importante. O consultor pode ajudar a encontrar o foco e a arquitetar a coesão da série. Compartilhar sua experiência como roteirista é compartilhar técnica. O laboratório de TV é um caminho fundamental para conseguirmos séries brasileiras de qualidade”, afirma o diretor e roteirista Philippe Barcinski, presidente da Comissão Julgadora do NETLABTV.

“Há inúmeros investimentos em produção de novas séries e em regionalização da produção, mas o desenvolvimento de novos projetos continua sendo um desafio para as produtoras independentes. O NETLABTV entra como elo de ligação entre quem cria e roteiriza  e o mercado de produção e exibição, apresentando projetos que passaram por um processo qualificado de seleção e, após o laboratório, estarão em estágio avançado de desenvolvimento de roteiro”, finaliza Fernando Magalhães.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários