Aplicativo sincero mostra a realidade do Brasil para turistas estrangeiros na Copa do Mundo

junho 17, 2014

Foto: Site Dopamina / Reprodução.


Mostrar aos turistas estrangeiros que vierem ao Brasil durante a Copa do Mundo a realidade nua e crua. Esta é a proposta do aplicativo Brazil for Real, criado pela empresa Dopamina, especializada em apps de “smart style”. Ousado, o aplicativo não mostra pontos turísticos, nem dicas de restaurantes, mas sim a realidade brasileira com dicas para uma viagem segura e bem realista.

Totalmente em inglês, o aplicativo Brazil for Real tem a proposta de alertar o turista sobre os possíveis riscos que ele possa enfrentar por aqui como a questão da violência, criminalidade e, até mesmo, na busca por um amparo legal de uma delegacia ou o auxílio de um serviço de saúde. Para falar mais sobre esta iniciativa, o Café com Notícias conversou com o empresário, Leonardo Corvo, que está à frente da Dopamina. Acompanhe:

1) Como surgiu a ideia do aplicativo "Brazil for Real"?

Quando eu vi uma matéria da BBC onde os traficantes estavam refinando uma droga especial para os turistas. Achei um absurdo e assim tive a ideia de criar este app para mostrar que as coisas não são bem assim no Brasil.

2) Até o momento, qual tem sido o feedback do aplicativo entre os usuários?

O aplicativo Brazil for Real esta a pouco tempo no ar, mas estou recebendo muito elogios e o número diário de downloads está crescendo mesmo sem propaganda.
Foto: iStock / Reprodução.

3) O aplicativo é voltado para o turista estrangeiro e por enquanto está todo em inglês. Há planos de fazer uma versão em espanhol, uma vez que muitas cidades-sede da Copa do Mundo estão recebendo mais turistas latino americanos?

Sim, o app na verdade é um protótipo para a Copa do Mundo. Em suas novas versões cobriremos todo o país e teremos todas as línguas. É um aplicativo que independente da época que o turista venha ele conseguirá usar no nosso país.

4) O aplicativo toca em temas polêmicos como drogas e prostituição. Na sua avaliação, uma parcela dos turistas estrangeiros ainda tem uma visão distorcida do Brasil?

Isso faz parte de qualquer grande metrópole. O que não podemos é encorajar as pessoas a fazerem isso. E é isso que o app propõe: desencorajar os estrangeiros a correrem riscos no Brasil.

5) Durante a confecção do aplicativo houve a preocupação de que o excesso de sinceridade sobre o Brasil possa afugentar os turistas ou contribuir para uma imagem ainda mais estigmatizada do país?

Não estou dizendo nenhuma mentira sobre o país, só estou sendo claro e tentando ajudar os gringos a não frequentarem lugares perigosos e a conseguirem rapidamente algum auxílio. Tudo que está escrito no aplicativo é verdade. O conteúdo é todo baseado em experiências diárias que temos com a violência e desorganização do nosso país.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários