#Copa2014: Mineirão estreia na Copa do Mundo com jogo entre Colômbia e Grécia

junho 15, 2014

Foto: Getty Imagens / Site da FIFA / Reprodução.

Um mar de torcedores amarelos. Era assim que o Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, estava na tarde do último sábado (15/06). Alegre e festeira, a torcida colombiana marcou presença na capital mineira e foi a grande personagem da estreia do Mineirão na Copa do Mundo. A partida contra a Grécia terminou com a vitória de 3 a zero para a equipe sul-americana que, após 16 anos fora do Mundial, retornou em grande estilo.

Com um público de 57.175 pagantes, a arquibancada do Mineirão foi praticamente tomada de amarelo. Em menor número, a torcida da Grécia até tentou fazer barulho, mas foi completamente abafada pelo entusiasmo dos torcedores colombianos que, assim como a torcida brasileira, cantou o Hino Nacional do país deles até o final com os jogadores.

Muitos belo-horizontinos que estavam no Mineirão não se renderam e acabaram torcendo para a Colômbia que apresentou o melhor futebol em campo e tinha a torcida mais empolgada. Antes disso, os colombianos já haviam tomado conta de Belo Horizonte. 

Um dia antes, era possível vê-los visitando pontos turísticos de BH, nos ônibus, no metrô e, principalmente, nos bares da região centro-sul da capital mineira. Abaixo, confira alguns dos destaques da estreia do Mineirão da na Copa do Mundo 2014:

# Na TV aberta, a transmissão da partida entre Colômbia X Grécia foi feita pela Rede Globo e pela Band. Na Globo, a narração ficou por conta de Alex Escobar, comentários do ex-jogador Roberto Carlos e do jornalista esportivo, Bob Faria. Já na Band, Ulisses Costa narrou a partida, enquanto Djalminha ficou nos comentários. 

# Durante todo o jogo, a Rede Globo ficou na liderança com uma média de 14 pontos, segundo dados do Ibope. Nas redes sociais, ninguém entendeu porque a Globo Minas não escalou o Rogério Correia, nem a equipe esportiva da afiliada para fazer a narração/transmissão

# Para o deslocamento dos torcedores, a BHTrans criou uma linha especial que ia do centro ao Mineirão no valor de R$ 15 (ida e volta). Para quem pensou que seriam ônibus especiais, enganou-se. Eram os ônibus comuns mesmo. O trajeto que deveria ter sido feito em minutos pela avenida Catalão foi feito em um pouco mais de uma hora, conforme relata a jornalista Kika Castro em seu blog.

# A equipe do Jornal O Tempo fez o registro em vídeo da “invasão colombiana” no BRT, em Belo Horizonte. Particularmente, não me lembro de ter visto a capital mineira ter tido uma experiência semelhante. Assista o vídeo:


# Nas redes sociais, muitos torcedores elogiaram a estrutura do Mineirão, mas reclamaram do preço abusivo da bebida e dos alimentos servidos dentro do estádio. Outra reclamação apontada nas redes foi a desinformação dos voluntários (com colete do “Posso ajudar?”) que desconheciam os lugares de entrada e saída do estádio. Já os Banheiros limpos e internet 3G funcionando impressionaram muitos torcedores.

# Houve manifestação em BH. Um grupo menor de pessoas em relação à última concentração da abertura da Copa, se reuniu na Praça 7 para se manifestar contra os gastos abusivos do evento da FIFA. Depois, os manifestantes se dirigiram para a Praça da Estação e Praça Raul Soares, por volta das 17h. Após isso, o grupo se dispersou. 

Fotos: Getty Imagens / Site da FIFA / Reprodução.

# Um taxista ouvido pelo Café com Notícias - que pediu para não se identificar, relatou que a capital mineira não preparou o setor de serviços para falar em espanhol e conhecer a cultura dos países vizinhos do Brasil. “Houve vários cursos na cidade para ensinar inglês para lidar melhor com os turistas na Copa do Mundo em BH, mas esquecemos de que os argentinos, os colombianos e as outras pessoas dos países da América Latina poderiam vir para cá, como vieram mesmo, e eles falam espanhol, não inglês. A gente faz o possível para entender. Arranha no Portunhol. Nunca estudei espanhol na minha vida, acho que me saio melhor no inglês”, conclui o taxista.

# A Colômbia venceu a Grécia por 3x0, no Mineirão, em Belo Horizonte. Pablo Armero abriu o placar da equipe sul-americana, enquanto a Grécia estava perdida em campo. Para ver um resumo da partida, clique aqui. Na 2ª rodada do Grupo C, a Colômbia enfrenta a Costa do Marfim na próxima quinta-feira (19/06), às 13h. O jogo será realizado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF.

# Saiba quais serão os próximos jogos do Mineirão, em Belo Horizonte:
- Bélgica e Argélia - Mineirão - 17 de junho - 13h
- Argentina e Irã - Mineirão - 21 de junho - 13h
- Costa Rica e Inglaterra - Mineirão - 24 de junho - 13h
- Se o Brasil se classificar (1A), vai jogar com o segundo colocado do Grupo B no dia 28 de junho - Mineirão - 13h






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários