#Copa2014: Abertura da Copa do Mundo e estreia do Brasil eleva a audiência na TV

junho 13, 2014

Foto: Site da FIFA / Reprodução.


Únicas emissoras na TV aberta a transmitirem a Copa do Mundo, a Rede Globo e a Band viram as suas audiências no horário da tarde mais que duplicarem, devido a transmissão da abertura do Mundial e a estreia do Brasil contra a Croácia, que culminou na vitória da seleção canarinho por 3 a 1.

Segundo dados do Ibope, a Globo liderou durante a transmissão, de 14h às 19h, com uma média de 35 pontos, enquanto a Band ficou em segundo lugar, com uma média de 9 pontos, muito por causa do número de televisores ligados que subiu para mais de 60%, se comparamos com a semana passada. Normalmente, a Globo tem média de 11 pontos à tarde, enquanto a Band faz 2 pontos.

Durante todo esse horário, a Record chegou a fazer média de 1 ponto, uma das piores médias do dia da história recente da emissora que não tinha os direitos da Copa do Mundo, assim como SBT e RedeTV. Com o atual cenário de queda de audiência das emissoras, a audiência do primeiro dia de transmissão pode e deve ser muito comemorada.

Por mais que haja pesquisas falando do crescimento da internet e do quanto o telespectador/internauta já incorporou o hábito de “segunda tela” que é assistir TV e comentar nas redes sociais, a televisão ao vivo ainda detém bastante interesse do público e, em muitos momentos, pauta os assuntos que são discutidos no ambiente online.

Uma prova disso é o Twitter. Durante toda a transmissão da Copa do Mundo várias hashtags relacionadas ao Mundial ganharam destaque. Muitos internautas comentavam o play back do trio Claudia Leitte, Pitbull e Jennyfer Lopez, a simplicidade da apresentação da abertura da Copa do Mundo e, principalmente, cada lance da seleção brasileira.
Fotos: TV Globo / Reprodução.

Na Globo, Galvão Bueno ancorou toda a transmissão. Mais cometido em relação aos anos anteriores, Galvão optou por uma narração mais pontual, abrindo espaço para os comentaristas e informando o que acontecia em campo. Só após o jogo é que a Globo resolveu mostrar que o Brasil não teve só a alegria das Fan Fests espalhadas nas 12 cidades-sede: houve também ações de vandalismos em vários pontos no Brasil travestidos de manifestações.

Outro momento bastante aguardado foi a demonstração do exoesqueleto. A Globo preferiu mostrar a entrada da seleção na Arena Corithians do que o invento que é feito por pesquisadores brasileiros. Pouco tem depois, a emissora carioca mostrou o feito científico que a FIFA reduziu para menos de dez segundos.

Na Band, Téo José, ao lado do comentarista e ex-jogador de futebol Neto, optaram por uma narração mais sóbria e formal. Houve uma homenagem à Luciano do Valle que morreu no dia 19 de abril e um espaço muito maior de crítica em relação ao desempenho da seleção que começou a partida contra a Croácia com um gol contra.

Outro destaque foi a narração de José Luiz Datena, apresentador do Brasil Urgente, na Band, que foi cedido ao BandSport (TV Paga). Ele intercalou a narração da partida com comentários pertinentes e foi bastante elogiado nas redes sociais. Assim como a Globo, a Band só deu destaque para as manifestações após o final da partida de Brasil e Croácia (3 a 1), já no Jornal da Band.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários