#Copa2014: Brasil empata em zero a zero com o México e audiência da TV cai por conta do engarrafamento

junho 18, 2014

Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM / Reprodução.


Ficou em zero a zero o segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo, na Arena Castelão, em Fortaleza. Em partida muito disputada com o México, a seleção brasileira esbarrou na sua primeira grande dificuldade no Mundial: não conseguiu finalizar jogadas para marcar um gol e apostou excessivamente em jogadas individuais. Faltou um jogador “banheira” para finalizar a jogada e concluir um gol. Para ver como foi o jogo, clique aqui.

Mesmo o Brasil ter dominado o maior número de passes de bola e ter criado chances reais de gol, a seleção mexicana foi bastante elogiada em campo e o goleiro Oshoa foi o grande destaque da partida. O resultado que terminou com o empate em zero a zero, não é de todo ruim para o Brasil: a seleção canarinho ainda lidera o Grupo A, sendo que o México aparece na vice-liderança.

Um dos momentos mais emocionantes da partida foi logo no início, quando a seleção brasileira se abraçou para cantar o hino nacional. O coro dos torcedores do estádio emocionou não só os telespectadores, mas os atletas em campo. O patriotismo fez com que o jogador Neymar Jr. fosse às lágrimas. Mas a emoção do namorado de Bruna Marquezine não foi suficiente em campo. O Brasil vai ter que repensar a sua estratégia se quiser avançar nas próximas fases da Copa do Mundo.
Fotos: Jefferson Bernardes / VIPCOMM / Reprodução.

Enquanto isso, a transmissão na TV aberta da partida entre Brasil e México sofreu com a queda de audiência em algumas Praças (cidades), principalmente em São Paulo. Um extenso engarrafamento no trânsito da capital paulista fez com que a audiência da TV sofresse uma queda de dois pontos em relação ao primeiro jogo. A partida que foi exibida das 16h às 18h, pela TV Globo e Band, deixaram as emissoras nas duas primeiras colocações na preferência do público.

Segundo dados do Ibope, a transmissão de Brasil x México rendeu à TV Globo 34 pontos com pico de 36, enquanto a Band obteve 8 com pico de 9, ante 2 do SBT, 2 da Record, 1 da Cultura, 0 da RedeTV e 0 da Gazeta. Apesar do Ibope ainda não ter divulgado a audiência da TV Paga, pelas redes sociais é possível perceber que os canais SporTV e FOX Sports são os mais mencionados pelos internautas durantes as transmissões dos jogos da Copa do Mundo.

E por falar em redes sociais, muitos internautas começaram a compartilhar memes sobre o empate de zero a zero entre Brasil e México. Os que mais chamaram a atenção foram os que usaram os personagens do seriado Chaves e um que colocou a personagem Carminha, de Avenida Brasil, da TV Globo, versus Paola Bracho, da novela A Usurpadora, da Televisa, representando as suas respectivas seleções.


Voltando a falar na TV aberta, muitos comentaristas e jornalistas esportivos detonaram a atuação da seleção brasileira e destacaram o bom jogo da seleção mexicana. Em um determinado momento, no #BandnaCopa, programa comandado por Milton Neves, na Band, exibiu um trecho da coletiva de Felipão que teria ficado irritado com a pergunta dos jornalistas sobre o desempenho da seleção.

Opinião

É consenso entre os torcedores que a seleção brasileira poderia ter jogado melhor, mas a seleção não jogou de todo mal. Houve quatro reais tentativas de gols muito bem defendidas pelo goleiro mexicano que, na altura do campeonato, já se tornou o mais novo olimpiano esportivo do México. O fato é que o torcedor esperava uma leitura mais rápida da seleção e de Felipão.

Mesmo trocando os jogadores, Felipão não mudou a tática. Os mexicanos estavam atacando Neymar Jr. em dupla, dando pouco espaço para que os brasileiros pudessem fazer jogadas mais elaboradas. O Brasil não jogou mal. Mas é preciso saber ter um plano B para as adversidades que possam vir a aparecer em campo, sem ficar muito refém de um único modelo tático ou apostando nos mesmos jogadores. Não precisa ter medo de renovar.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.








Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários