Café com Notícias participa do programa "Justiça em Questão" da TV Justiça

junho 19, 2014



O que muda na internet brasileira com o Marco Civil da Internet? Quem é responsável por aquilo que é publicado na web? Este é o tema do programa Justiça em Questão (JQ), da TV Justiça, desta semana, da qual fui convidado para participar e, consequentemente, falei do meu trabalho no blog Café com Notícias para o repórter Eduardo Júnior. Desde já, agradeço a toda equipe do programa pelo convite. Abaixo, assista a matéria da qual participo:

O Justiça em Questão é produzido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O programa é veiculado, em rede nacional, na TV Justiça (canal 22 na NET e 21 na OiTV), no domingo às 16h, e também é exibido pela TV Horizonte (canal 19 UHF), aos sábado às 07h15, e pela TV Comunitária (canal 06 na NET).

O programa foi indicado, em 2008, ao Prêmio Aberje, um dos maiores na área da comunicação organizacional brasileira. Além disso, reportagens veiculadas pelo programa na série Justiça nas Cidades Históricas também foram premiadas pelo Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. O público contribuir para o programa, enviando opiniões, sugestões e críticas por e-mail e podem também assistir às edições anteriores, na página do Justiça em Questão, no YouTube.

Na edição desta semana, o programa vai falar sobre o Marco Civil da Internet. Trata-se do primeiro documento brasileiro que regulamenta o uso da web no Brasil, com direitos e deveres de usuários, provedores e do poder público. Ele foi sancionado em abril pela presidente Dilma Rousseff e entrará em vigor no próximo dia 23 de junho. Mas, quais serão os principais impactos disso na nossa sociedade?

Na primeira reportagem o Justiça em Questão aborda o poder de mídia do cidadão. O jornalista, blogueiro e especialista em mídias digitais, Wander Veroni, reflete sobre a presença do internauta na rede e comenta como ele lida com a internet e com a publicação de notícias. O advogado especialista em direito digital, Alexandre Atheniense, mostra o ponto de vista jurídico sobre o assunto.

Em outra reportagem, o Justiça em Questão mostra a forma como o Marco Civil regulamenta o sigilo dos dados que divulgamos no ambiente online. A jornalista especialista em convergência de mídias, Lorena Tárcia, e o deputado Alessandro Molon, relator do projeto do marco civil, explicam quais foram as principais mudanças sobre o sigilo de dados.

Além disso, o Justiça em Questão entrevistou o professor de administração de tecnologias da informação da Faculdade IBS/FGV, Wellington Fernandes Pinto, que falou sobre o princípio da neutralidade da rede. Ainda, participaram do programa como convidados os desembargadores Antônio Bispo e Luiz Carlos Corrêa Jr.

Outro ponto do documento do Marco Civil da Internet estabelece que conteúdos considerados ofensivos e ilícitos só poderão ser retirados do ambiente online após ordem judicial. O delegado da Delegacia de Crimes Cibernéticos, César Matoso, explica essa mudança. Abaixo, assista o Justiça em Questão na íntegra:






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários