#CaféRapidinhas: Entrevista com Felipão cover, agressões a jornalistas e Copa do Mundo em BH

junho 20, 2014



Vamos dar um giro nas principais notícias da Copa do Mundo 2014 e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado:


Pegadinha

Circulou nas redes sociais e virou alvo de comentários a suposta entrevista que o jornalista Mario Sergio Conti teria feito com o técnico da seleção brasileira Felipão, durante um voo de avião do Rio de Janeiro a São Paulo, na coluna que ele assina para a Folha de S. Paulo e para O Globo. Na verdade, o jornalista se equivocou e teria entrevistado o sósia de Felipão, Vladimir Palomo, que atua inclusive no Zorra Total, da Rede Globo. Mesmo com a confusão, o jornalista deixa subentendido no final do seu texto que teria conversado com o sósia.

"Pensei realmente que era o Scolari. Nunca estive com Felipão. (...) Não desconfiei em nenhum momento que não fosse ele. Lera em algum lugar que a seleção estava de folga. (...) Quando perguntei se toparia ser entrevistado na televisão, ele disse que sim, mas que estava muito ocupado naqueles dias. Aí me deu o cartão e rimos. Imaginei que era uma piada dele: entreviste esse sósia meu", disse Conti ao jornal Zero Hora.

Violência

Por conta da intensa movimentação de jornalistas na cobertura da Copa do Mundo, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) atualizou o número de casos de agressão à imprensa durante  o Mundial: de maio de 2013 a 18 de junho de 2014, foram registrados pelo menos 190 casos de violência ou prisão envolvendo 178 profissionais.
Foto: TV Cultura / Reprodução.

Os 17 casos mais recentes aconteceram em cidades-sede da Copa. Seguindo o padrão observado desde o início dos protestos, a maioria (88%) foi causada por policiais militares - dentre essas ocorrências, 46% foram intencionais, ou seja: aconteceram apesar do jornalista estar devidamente identificado como tal.

A planilha com todos os dados de maio de 2013 a 18 de junho de 2014 pode ser baixada neste link. Em nota, a Abraji considera que a polícia continua usando força excessiva e descabida em muitas ocasiões, prejudicando o trabalho da imprensa e a liberdade de expressão.

Tecnologia

O Grupo Jovem Pan lançou esta semana uma nova plataforma para a cobertura dos jogos da Copa do Mundo em parceria com o Twitter, trata-se do site Na Rede. O endereço online pode ser acessado tanto em computadores, quanto dispositivos móveis, e será uma ferramenta utilizada pela equipe de jornalismo esportivo para interagir com os ouvintes e saber quais são os assuntos mais falados no microblog em relação à Copa.
Foto: Site Joven Pan Oline / Reprodução.

Além de repercutir o que é comentado no Twitter em relação à Copa do Mundo no Brasil, o aplicativo da Jovem Pan tem caráter informativo, com a divulgação, em tempo real, dos principais lances de cada partida do torneio, os jogadores que receberam mais menções na rede, como uma espécie de termômetro, graças à cobertura minuto a minuto.

Gandulas

Nesta sexta-feira (20/06), às 17h, os 14 gandulas e os 12 carregadores de bandeira da partida entre Argentina e Irã estarão reunidos em uma “concentração da garotada”, localizado no Hotel Mercure Vila da Serra, em Belo Horizonte. No dia 21, bem cedinho, todos seguem juntos para o Mineirão. Na “concentração”, os 26 jovens, entre 12 e 17 anos, poderão jogar videogame, escutar música e receber as últimas orientações para participar de uma partida da Copa do Mundo na capital mineira que será transmitida para todo o planeta.

Cinema

Os jogos da Copa do Mundo serão exibidos em cinemas de diversas regiões do Brasil, por meio do sinal do Cinelive, pioneiro na transmissão de conteúdo digital via satélite para cinemas. Em Minas Gerais, será exibido, ao vivo e em HD, em duas salas de cinema de Belo Horizonte: Cinemark BH Shopping e Cinépolis Shopping Estação BH. A partida também será transmitida em Juiz de Fora e Uberlândia.
Foto: Estadão / Reprodução.

Os próximos jogos a serem transmitidos serão Estados Unidos e Portugal, no dia 22 de junho, às 19h; Brasil e Camarões, no dia 23 de junho, às 17h, e, por último, no dia 24 de junho, às 17h, será exibido a partida entre Uruguai e Itália, nesta 1ª fase do Mundial. A lista completa dos jogos e das salas que integram o circuito está disponível neste site. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira).

Fan Fest

A FIFA Fan Fest faz parte do calendário oficial da Copa do Mundo. Em Belo Horizonte, o evento acontece no Expominas, nº 6.200, no bairro Gameleira. O local possui capacidade para 21 mil de pessoas. Até agora, mais de 70 mil pessoas já participaram da festa que exibe os jogos da Copa e shows de artistas locais e nacionais. A entrada é franca.
Foto: Portal Uai / Reprodução.

Com acesso fácil pelo metrô, o Expominas ficará aberto durante o período da Copa do Mundo, com atrações culturais nas 16 datas, que são os dias de jogos em Belo Horizonte, jogos da Seleção Brasileira e finais de semana com jogos. No próximo sábado (21/06), a Fan Fest BH exibirá os jogos de Argentina e Irã, às 13h; Alemanha e Gana, às 16h; e Nigéria e Bósnia Herzegovina, às 19h; além dos shows da banda Blitz e da dupla sertaneja Don Juan. Para ver a programação completa, clique aqui.

Show

No próximo sábado (21/06), o cantor Claudio Zoli participará do Festival Savassi Cultural, na Praça da Savassi, em Belo Horizonte. O evento teve sua primeira edição realizada no dia 12 deste mês e vai até o dia 13 de julho, das 14h às 22h, acompanhando o calendário das partidas em que a seleção brasileira entra em campo e aquelas que acontecerão na cidade.

O show de Zoli será no quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque, no dia do jogo entre Argentina e Irã, com entrada franca mediante a doação de dois quilos de alimento não perecíveis por ingresso. A capacidade é limitada a seis mil pessoas. Além de Zoli, a banda Cidade Negra se apresenta no dia 23, o CPM22 no dia 24 de junho, o cantor Jorge Vercillo no dia 28 e a cantora Marina Machado no dia 29 de junho.

Torcedor

A Seleção Brasileira chega ao terceiro jogo pela Copa do Mundo e o torcedor da Grande BH também terá o seu lugar para confraternizar e torcer pelo Brasil. Trata-se do Point da Brahma, que acontece na Arena Sete Lagoas (Rua Pedra Grande, 2543, Bairro Santo Antônio, em frente a Unifem) com entrada franca. No dia 23 de junho, antes da partida Brasil x Camarões, o público poderá dançar ao som de um Dj. Após o término do jogo, o grupo Tykerê sobe ao palco para animar ainda mais os torcedores. Em Vespasiano, o Point da Brahma acontece no Centro de Convenções Risoleta Neves (Rua Vereador João Telésforo, 537, Caieiras).
Foto: Site UOL / Reprodução.

“A festa tomou conta da cidade e é muito gratificante levar o clima da Copa para a população”, destaca o organizador do evento, Airam Resende, que convida os moradores do município para o próximo evento. Além de Sete Lagoas, Vespasiano, São João Del Rei, Governador Valadares, Ponte Nova, Juiz de Fora, Itabira, Passos, Montes Claros, Teófilo Otoni e Pará de Minas também são contempladas com infraestrutura completa de palco, luz, som, telões, banheiros químicos, alimentação e segurança.

Mais Festa

No próximo dia 28 de junho, das 12h às 22h, acontece no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, a Festa Parque da Copa Brahma. Além da transmissão da partida, que abre as oitavas de final da Copa, o público vai poder acompanhar toda a animação do bloco carioca “Sargento Pimenta”, apresentando músicas dos Beatles, em um ritmo bem diferente.

Outra atração é o cantor e compositor Seu Jorge, que apresenta ao público seus grandes sucessos. A noite segue com o DJ Vavá e vai poder contar também com o DJ francês, François Meslouhi - o conhecido Paco Pigalle, que chegou a BH em 1989 e não mais saiu. No repertório, toda a diversidade cultural dos quatro cantos do planeta.

O evento, credenciado pela FIFA, nasceu com a ideia de reunir em um só lugar elementos marcantes da cultura brasileira. “Esse evento consegue unir grandes paixões: o futebol, a boa música e uma culinária internacional de primeira. O público vai poder aproveitar tudo isso em um lugar privilegiado. O evento vai oferecer toda a estrutura, segurança, assegurando diversão e muita gente bonita”, diz o produtor do evento, Leo Stallone. Os ingressos podem ser adquiridos neste site.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários