Spotify chega ao Brasil e quer abocanhar o mercado de música online

maio 30, 2014



De olho no mercado em expansão de consumo de música online no Brasil, o Spotify chegou ao mercado brasileiro esta semana. A proposta é concorrer diretamente com serviços como Rdio, Deezer e, porque não dizer, do próprio YouTube – que apesar de ser site de compartilhamento de vídeos, possui a discografia completa de vários artistas nacionais e internacionais.

Entre as diversas maneiras de explorar o catálogo musical do Spotify, é possível seguir outros usuários, artistas, celebridades e conferir o que eles estão ouvindo. Ou ainda usar as ferramentas exclusivas Descobrir e Navegar para receber dicas de novos artistas e informações sobre os lançamentos mais recentes e as novas faixas que são adicionadas ao catálogo todos os dias.

"O lançamento do Spotify no nosso mercado é uma grande notícia para quem faz, quem vende e, especialmente, quem ouve música no Brasil. Pela primeira vez em muitos anos, a indústria da música se vê otimista com o futuro, e o streaming é a grande razão para isso. Bem vindo, Spotify!", comemora o presidente da Som Livre, Marcelo Soares.

Para comandar as operações da empresa na América Latina, o Spotify contratou Gustavo Diament. “Quando o Spotify é lançado em um país com uma herança musical tão rica como o Brasil, nossa prioridade é atender as demandas locais e garantir a melhor experiência possível para os fãs de música brasileiros”, afirma o executivo. Para o lançamento no Brasil, o Spotify conta com o apoio da Coca-Cola, parceiro global do serviço.

O Spotify também chega ao Brasil em parceria com o Instituto Criar, uma organização dedicada a usar a cultura e a criatividade para oferecer oportunidades para a juventude brasileira.  Por meio desta parceria, os alunos participarão de workshops na área de gravação, edição e produção de áudio para o mercado de trabalho, além de aprender a se expressar e interpretar o seu mundo através da arte.

Criado na Suécia em 2008, por Daniel Ek e Martin Lorentzon, o Spotify é considerado uma das mais inovadoras plataformas de música digital. Graças ao modelo de negócios do serviço, que remunera os artistas de acordo com a quantidade de reproduções das músicas, a pirataria na Suécia sofreu uma queda de 25% nos últimos anos. “Trata-se da maior inovação do mundo da música desde a invenção do fonógrafo. A música deixou de se limitar a um formato específico, agora é definitivamente uma mídia interativa”, afirma Daniel Ek.

Desde sua fundação, o Spotify já gerou mais de U$ 1 bilhão em royalties referentes a direitos autorais para artistas, compositores, gravadoras e editoras musicais. O serviço é considerado a segunda maior fonte de renda do mercado da música digital na Europa, segundo levantamento da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI).

Presente em 57 países, o Spotify conta com mais de 40 milhões de usuários ativos e cerca de 10 milhões de usuários pagantes. Além do Brasil, o Spotify também está disponível em outros países latino-americanos, entre eles México, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai.

Streaming

Ao todo, a plataforma contabiliza um total de 4,5 bilhões de horas de música ouvidas, o que equivale a mais de 100 bilhões de streamings. O catálogo conta com cerca de 1,5 bilhão de playlists e 30 milhões de músicas – cerca de 20 mil novas faixas são adicionadas todos os dias.

O Spotify disponibiliza os principais sucessos mundiais do momento, além de álbuns completos, playlists e estações de rádios de músicos e bandas de diversas nacionalidades, épocas e gêneros. No Brasil, o Spotify oferece duas modalidades de assinatura para os fãs de música brasileiros.

No plano Free, os usuários têm acesso gratuito, por computador, celular ou tablet, a todo o catálogo do Spotify, com inserção de anúncios publicitários. Já o plano Premium oferece ao fã de música a oportunidade de ouvir sem interrupção de anúncios, além da opção de baixar suas canções e playlists favoritas para ouvir offline, por apenas U$ 5,99 - o que equivale a aproximadamente R$ 16.




Fotos: Spotify / Reprodução.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários