Orquestra de Câmara de Betim faz concerto gratuito para o público

maio 29, 2014

Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução.


Nesta sexta-feira (30/05), às 16h, os integrantes da Orquestra de Câmara de Betim se apresentam em Betim no auditório da Biblioteca Pública Municipal Leonor Aguiar Batista. O concerto é aberto ao público e oferece uma oportunidade para os moradores da cidade e região conhecerem o talento dos jovens instrumentistas que participam do grupo.

Conduzido pelo maestro Márcio Miranda Pontes, o projeto é uma parceria do Instituto Unimed-BH, Secretaria Municipal de Educação de Betim, Ministério da Cultura e conta 36 instrumentistas. A Orquestra faz parte do projeto Oficina Musical 2014. Para o maestro, a proposta é romper barreiras socioculturais e formar conjuntos musicais estáveis e duradouros.

“Ao mesmo tempo em que permite o acesso à cultura, o trabalho proporciona o aprimoramento técnico e artístico de jovens músicos, com perspectivas de profissionalização e geração de renda. Após completarem o ciclo no grupo, nossos jovens estarão aptos a participar de concursos e entrar em orquestras profissionais”, explica o maestro Márcio Pontes.

Já no dia 04 de junho, das 18h às 22h, a Orquestra de Câmara de Betim e o Coral de Professores da Rede Municipal de Ensino se apresentam na Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro, durante o Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Betim. A entrada é gratuita.

Para a ocasião, foram selecionadas canções do período barroco europeu e músicas infantis brasileiras. O evento educacional abre as portas para o público com música, palestra, apresentação de trabalhos e intervenções artístico-literárias.

O Coral é formado por professores da rede municipal de Betim. Além de cursarem regência, eles passam os conhecimentos musicais que possuem aos seus alunos. Pontes revela que o objetivo é unir todas as crianças que assistem a essas aulas para criar um coral infantil com mil vozes. “O trabalho desses professores é a base para continuar as atividades da orquestra e estimular a criação do novo coral infantil. A expectativa é que isto aconteça até o final deste ano”, diz o maestro.

A professora Jeanne Louise Natal da Silva participa da Oficina Musical e, junto aos colegas de profissão, ela aposta em alternativas que ofereçam condições as crianças e jovens de terem um contato prazeroso e efetivo com sua musicalidade. “A música, e o seu fazer humanamente integrador e transformador, colabora para que eles desenvolvam seus potenciais, se conheçam melhor e qualifiquem sua existência no mundo”, reflete.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários