Marcelo Martinez fala sobre o livro "O Guia do SabeTudo das Copas"

maio 22, 2014

Foto: Jovem Nerd / Reprodução.


Qual foi o maior artilheiro da Copa do Mundo até hoje? Qual o jogador que mais participou do mundial? Já teve algum país que sediou a Copa mais de uma vez? Estas e outras perguntas são respondidas de forma muito leve e divertida no livro O Guia do SabeTudodas Copas, escrito e ilustrada por Marcelo Martinez.

Voltado para o público infantil, o livro foi desenvolvido especialmente para que o pequeno leitor impressione seus amigos, surpreenda professores, ganhe apostas daquele tio que acha que sabe tudo de futebol e guarde suas próprias recordações do mundial do Brasil. O livro foi lançado pelo Selo Coquetel, da Ediouro, e será comercializado exclusivamente nas Lojas Americanas.

Repleto de mapas, bandeiras, uniformes e mais de 100 adesivos incríveis, o guia traz ilustrações divertidas, uma linguagem acessível e informações sobre todas as edições da Copa do Mundo: desde a primeira, disputada em 1930, no Uruguai, além de muitas curiosidades sobre as 32 seleções que irão participar da Copa do Mundo no Brasil. Para falar mais sobre O Guia do SabeTudo das Copas, o Café com Notícias conversou com o autor, ilustrador e designer gráfico carioca, Marcelo Martinez. Confira:

1) Como surgiu a ideia do livro "Guia Secreto do SabeTudo das Copas”?

Como designer gráfico sempre me interessei por projetos onde pudéssemos explorar recursos diferentes de impressão e acabamento, proporcionando uma experiência mais rica para o leitor. No Guia Secreto a gente faz muito uso de adesivos, figurinhas e elementos que permitem o leitor interagir com o livro. A ideia é que a criança se sinta parte do processo, desenhando nas páginas, completando as informações e criando assim um registro particular e afetivo de suas experiências.

2) A Copa do Mundo reúne muitas histórias e curiosidades. Dentro deste universo, como foi o processo de produção do livro?

Os diversos títulos lançados recentemente comprovam o quanto o assunto é rico e pode ser abordado de diferentes formas. Neste caso, para o público infantil, pensei em que tipo de informação um garoto duns oito anos gostaria de ler, e onde poderíamos aprofundar mais os assuntos. Dentro deste universo de um Guia Secreto bem humorado, conseguimos falar não só de futebol, mas tb um pouco sobre os países, suas bandeiras, idiomas, curiosidades culturais...

3) O livro tem bastante ilustrações divertidas. Quais são os desafios de fazer um livro voltado para o público infanto-juvenil?

O desafio de qualquer projeto para esta faixa etária é torná-lo interessante para este público, que é muito exigente. Os ilustradores que dividiram comigo a tarefa de criar as imagens do livro são tão fãs de futebol quanto eu, e acho que a gente deixa isso transparecer nos nossos desenhos, rs.

4) Mesmo com forte apelo que os tablets, smartphones e aplicativos, o álbum de figurinhas da Copa do Mundo é um sucesso entre o público até hoje. Na sua opinião, o que se deve isso? Acredita que o "Guia" pode ser um complemento para quem está colecionando o álbum?

Colecionar figurinhas é algo que existe desde meados do século XIX, quando os processos de impressão se tornaram mais acessíveis. Um álbum de figurinhas tem apelo até hoje porque envolve colecionismo, trocas com amigos, jogar bafo etc. Já o Guia Secreto é um livro customizável, onde a criança aprende, desenha e cria dentro de um tema. Neste caso, ambos os produtos lidam com esse lado mais divertido do futebol.

5) Quais são as suas expectativas em relação a Copa do Mundo no Brasil?

Muitas seleções estão com times fortes, e alguns dos maiores craques do mundo estão vindo para o Brasil no auge de suas formas. Acho que teremos um bom nível técnico, e espero que a gente tenha ótimos jogos!




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários