Café com Notícias ganha aplicativo gratuito para dispositivos móveis na plataforma Android

maio 23, 2014



Agora tem um jeito muito mais prático de acompanhar as últimas postagens do Café com Notícias no seu celular ou tablet. É que o blog acaba de ganhar um aplicativo exclusivo e gratuito no Play Store, da plataforma Android. O app foi criado pelo programador e desenvolvedor, William Castro, de Natal, no Rio Grande do Norte. Para baixar o novo aplicativo, clique aqui.

A nova ferramenta é chamada de Fan App (ou fã app). Trata-se de um recurso móbile no qual um terceiro produz um aplicativo e surpreende o dono da marca oficial. E foi assim, uma grata surpresa, que o William me deu a notícia da confecção do aplicativo do Café! Achei isso um barato.

E confesso que estou em de êxtase até agora! O app do Café com Notícias é tudo de bom! Estou muito feliz com o resultado, principalmente pelo fato do William e a esposa dele, a jornalista Priscylla Duarte, dedicarem tanto carinho, tempo e energia para criar esse app. Só posso agradecer pelo presente! Adorei a ferramenta. 

O resultado final é simples, prático e surpreendente. E espero que todos os leitores do Café com Notícias que possua um smartphone ou tablet Android, baixe o aplicativo e desfrute deste recurso que é completamente gratuito e fácil de instalar. Tenho certeza que você vai gostar! Para falar mais sobre a criação do Fan App, entrevistei o criador do projeto, William Castro. Acompanhe:

1) Como surgiu a ideia de criar o aplicativo do Café com Notícias?

Surgiu por dois bons motivos: primeiro por eu de fato curtir e acompanhar o blog e ler com certa frequência o mesmo. E segundo, por gratidão: desde o ano 2009 acompanho o trabalho do Wander Veroni, em especial com o Café com Notícias, naquela época convidei Wander para me ajudar em um projeto que eu minha esposa Priscylla Duarte idealizávamos, e desde então a amizade e a admiração continua.

2) Fale um pouco do trabalho de desenvolvedor: como é fazer um aplicativo?

Primeiro de tudo é planejar o que se espera como resultado. Definir a plataforma no caso este é Android; a próxima etapa é reunir as ferramentas e tecnologias para que o desenvolvimento seja possível, quer seja coleta de feeds, testes, imagens, textos, links de redes sociais etc.

O design também é um fator crítico, hoje apostamos no design clean e objetivo, pois em smartphones e tablets o que queremos é praticidade. O resto é “pura emoção”, leia: ralação (risos). Depois que está desenvolvido vem a fase de testes e aprovação do cliente para que então possa ser publicado (neste caso na Play Store).

3) O aplicativo do Café com Notícias é um app fã. O que é isso?

Fã APP ou Fan APP, como muitos chamam, trata-se de um aplicativo que um terceiro desenvolve para uma determinada marca, seja por admiração ou qualquer motivo, onde ela não teve nenhuma participação/interferência direta em sua criação.

O fato é que na maioria das vezes os “Fan APP’s” surpreendem as marcas, artistas, sites, blogs, fanpages e afins, pois eles sempre tem alguma ferramenta ou funcionalidade que agrega valor a mesma. E mesmo a marca possuindo já seu aplicativo “oficial”, este novo Fan APP ajuda a somar e entregar conteúdo para os usuários.
Interface do aplicativo do "Café com Notícias" para Android. Foto: Reprodução.

4) Qualquer site ou blog pode ter um app fã? Como é isso?

Sim! Sites e blogs modernos e bem arquitetados possuem recursos de programação que permitem o consumo de conteúdo de forma acessível para o programador atuar. Mesmo que seja um site que não possua tal tecnologia, ainda é possível porém será mais complicado. No geral qualquer site, blog ou fanpage pode ter o seu APP, e o melhor é que pode ter tudo isso reunido em um só APP.

5) Existe a possibilidade do app do Café com Notícias também ir para a AppleStore?

Sim, a priori desenvolvemos para a plataforma Android por vários fatores logísticos e técnicos. Desenvolver para Apple é complicado, caro e burocrático. Esperamos em alguns meses poder nos presentear com uma nova versão para a plataforma Apple (iPhones e iPad’s). Dependemos do feedback de todos os leitores.

 6) Você tem uma agência de desenvolvimento, a Web das Coisas. Há quanto tempo ela existe e quais são os serviços oferecidos?

A Web das Coisas surgiu para meus experimentos técnicos no ano de 2010, era um blog que nos ajudou e ajuda a trazer clientes pela internet, por volta de 2012 se tornou um site, uma pequena e humilde agência web.
São cinco serviços bem específicos:
1) Desenvolvimento de Sites e Blogs,
2) Sistemas Web,
3) Hospedagem de sites,
4) E-commerce,
5) Aplicativos Android e Apple.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Que chic, a cara da riqueza, Wander! Muito bacana a novidade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei demais, Endrigo! O #app foi um mega presente. :)

      Excluir