Documentário "Junho" resgata passagens da histórica manifestação popular de 2013

maio 19, 2014



Não é só pelos vinte centavos. Em junho de 2013, o povo brasileiro foi para as ruas manifestar por um Brasil melhor em meio a várias situações de violência. Para resgatar alguns dos momentos mais marcante deste período da nossa história recente, a Folha de S. Paulo e a O2 Play lançam, no dia 05 de junho, o documentário “Junho: o mês que abalou o Brasil”.

Dirigido por João Wainer e com 72 minutos de duração, o documentário foi elaborado a partir da cobertura dos protestos realizada no ano passado pela TV Folha, que recebeu do júri do Prêmio Esso de Jornalismo o título de Melhor Contribuição ao Telejornalismo de 2013. Quase um ano depois, quais foram os impactos que as manifestações trouxeram para a sociedade brasileira? Assista o trailer do filme:



"Quando João nos mostrou o filme reconhecemos o grande registro histórico do documentário e quisemos aproveitar o momento com um lançamento também histórico. Junho estará nos cinemas e no iTunes no Brasil e em mais de 80 países, um ano depois das manifestações que marcaram o nosso país”, afirma Igor Kupstas, diretor da O2 Play.

Além das imagens dos protestos, que utilizaram drones de forma pioneira no Brasil em coberturas do tipo, Junho traz depoimentos de líderes dos manifestantes - Nina Capello e Lucas Monteiro, comentários de jornalistas como de Janio de Freitas, Clóvis Rossi, Juca Kfouri, Gilberto Dimenstein, Leonardo Sakamoto e Bruno Torturra - e análises de intelectuais como o do britânico T. J. Clark, Boris Fausto, Marcos Nobre, Luiz Eduardo Soares, Sergio Adorno, Vladimir Safatle, Demétrio Magnoli, Luiz Felipe Pondé, Contardo Calligaris e Sergio Vaz.

Lançamento

O formato “Day and Date”, promovido pela O2 Play, braço de distribuição da O2 Filmes focado em cinema e Video On Demand, é inédito para o lançamento de um filme brasileiro no país e permitirá que o documentário chegue simultaneamente ao circuito comercial e ao iTunes no mesmo dia 5 de junho.

O público poderá alugar o filme por US$ 4,99 e reproduzir os vídeos em seu computador ou sincronizá-los com o iPad, o iPhone, Apple TV e qualquer computador Windows com software iTunes. Graças a isso, Junho estará disponível em mais de 80 países do mundo, incluindo Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e América Latina.
Foto: Documentário "Junho" / Reprodução.

Antes do lançamento do filme, a Folha de S. Paulo promoverá um debate para convidados com alguns de seus principais colunistas e líderes das manifestações no Espaço Itaú Cinema Augusta. O jornal também lançará um hotsite sobre o filme e as manifestações, além de convidar o público a mandar imagens e comentários sobre os protestos no país.

As manifestações organizadas via redes sociais levaram mais de um milhão de pessoas às ruas e se transformou em uma revolta contra a corrupção, a falta de serviços públicos, um grito de protesto contra violência da força policial e o excesso de gastos com a Copa do Mundo.

O período marcante deixou no ar a ameaça “Não vai ter Copa” que até hoje projeta incertezas sobre como estará o país durante o Mundial de Futebol. De acordo com os organizadores, o documentário propõe uma reflexão sobre as mudanças conseguidas pelos manifestantes e deixa a pergunta: será que o Gigante vai acordar?”






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários