Programa “Arte do Artista”, da TV Brasil, entrevista o humorista Fábio Porchat

maio 18, 2014

Foto: TV Brasil / Divulgação.


Como e quando o humor é arte? Esta é uma das perguntas que o renomado diretor teatral Aderbal Freire-Filho fará ao humorista Fábio Porchat, do Porta dos Fundos, na próxima segunda-feira (19/05), no quarto episódio da 2ª temporada do programa Arte do Artista, exibido na TV Brasil (em Minas Gerais, canal 65 UHF), às 23h.

Para falar do humor nas suas mais variadas formas de expressão, Aderbal conversou com Porchat sobre o sucesso do canal Porta dos Fundos, os limites e desafios da produção de humor, além do assédio constante para que a trupe de humoristas vá para a TV aberta.

Embora o Porta dos Fundos tenha assinado recentemente com a FOX, na TV Paga, para reprisar alguns dos seus vídeos de maiores sucesso no YouTube e contar com a Endemol para ser a representante internacional do material já produzido pelo grupo, Porchat afirma ainda que não é o momento de irem para a televisão com um produto 100% autoral.

“A gente tem audiência, apoio das pessoas, a gente ganha dinheiro, a gente tem público, tem boa crítica e a gente pode fazer o que a gente quiser, a gente é dono do nosso próprio negócio. Pra quê ir para a TV?”, explica o humorista que também atua como redator e é um dos sócios do projeto.

Logo no início do Arte do Artista, Aderbal lembra que Porchat já chegou a enviar alguns textos e esquetes a ele na época em que era menos conhecido. Em palavrões, ambos se lembraram do episódio. Nisso, o apresentador, logo de cara, faz uma pergunta taxativa: o palavrão é um aliado do humor? 

O comediante responde: “Sim, o palavrão é um aliado, mas ainda é chocante. Embora todo mundo fale palavrão o tempo todo, ainda é chocante. O legal é que tem pessoas que falam palavrão e que você não percebe que a pessoa falou. Mas a piada não pode ser o palavrão”.
Foto: TV Brasil / Divulgação.

Para relembrar grandes nomes do humor nacional e internacional, Aderbal diz ao entrevistado que o convite para o Arte do Artista foi feito porque ele era a pessoa certa para falar de humor. Não só por hoje ser uma referência do humor brasileiro, mas também porque o jovem ator tem opiniões bem categóricas sobre o assunto. Para este comentário, Fábio Porchat diz: “Eu sou uma pessoa que gosta de rir e de fazer rir. Eu sou um consumidor do humor. Eu pesquiso, eu vejo muita coisa para entender como aquela piada funciona”.

Aderbal aciona a Máquina de Pensarte e utiliza o livro “Isso é arte?”, de Will Gompertz, para perguntar: como e quando o humor é arte? Porchat responde: “Claro que o humor é arte. Todo tipo de humor é arte. É claro que você pode ter um humor mais político, mais de entretenimento. Não é porque você está rindo que é menor. Às vezes é rindo que você compreende aquilo”. Não obstante, Aderbal dispara para Porchat: algumas de suas piadas já deram dor de cabeça?

“Sim. Quando eu fiz um texto do Porta dos Fundos que era sobre uma mulher num exame ginecológico e o médico via a imagem do Senhor Jesus Cristo na vagina da mulher. Foi uma brincadeira com essas pessoas que veem Jesus na ceiva de árvore etc. E algumas pessoas religiosas ficaram sentidas com isso e manifestaram e pediram para que as pessoas não assistissem mais ao vídeo. Até aí tudo bem porque todo mundo pode gostar ou não de alguma coisa”.

Porchat explica também um dos momentos de grande tensão e dor de cabeça: “Já fui ameaçado por causa de outro texto que rolava uma dura em policiais. Um cara escreveu num blog que tinha que metralhar o Porchat. Ou seja, não é só uma ameaça, mas também é uma incitação à violência. Muitas pessoas não têm humor”. O Arte do Artista vai ao ar todas as segunda-feira, a partir das 23h, na TV Brasil.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários