FIT-BH 2014 dá destaque à diversidade das produções teatrais mineiras

maio 17, 2014



Até o dia 25 de maio, Belo Horizonte é palco da 12ª edição do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT-BH) que em 2014 completa 20 anos de existência. Uma das novidades deste ano é o fomento às produções artísticas locais e a presença de companhias teatrais internacionais, como da Alemanha e da França. Para ver a programação completa, clique aqui.

Ao todo, a programação do #FITBH2014 tem 18 espetáculos internacionais, 12 nacionais e 25 produções mineiras. Dos 55 espetáculos, 13 são encenados na rua e os demais em palcos tradicionais e alternativos. De acordo com o coordenador desta edição do FIT-BH, Cássio Pinheiro, “a duração do festival foi estendida para 20 dias para promover um respiro na grade, uma forma para possibilitar que o público veja mais espetáculos”.

O destaque dado à produção local de Minas Gerais é um dos componentes do projeto Intercena, que pretende criar condições para a internacionalização do teatro mineiro. “O objetivo é lançar os espetáculos de Belo Horizonte de forma eficaz e contundente nos cenários nacional e internacional”, explica Cássio Pinheiro.

Veja também:


Entre as ações voltadas para a projeção do teatro mineiro estão o incentivo a coproduções e a realização de uma série de encontros entre produtores locais e os 20 programadores de festivais e instituições culturais convidados pelo festival. Ainda, segundo os organizadores, os espetáculos de abertura e encerramento são mineiros: “Prazer”, da Cia Luna Lunera, e “Os Gigantes da Montanha”, do Grupo Galpão.

As entradas podem ser adquiridas via internet e, desde o dia 3 de maio, passam a ser vendidas também no Posto da Belotur, no Mercado das Flores, localizado na avenida Afonso Pena, 1055, até uma hora antes das apresentações. Após esse horário, os ingressos devem ser adquiridos nas bilheterias dos teatros, antes do início dos espetáculos. O valor dos ingressos é de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Cada pessoa terá direito à compra de seis ingressos por vez.

Diversidade

A curadoria do festival buscou a diversidade e a coexistência de diversos modos de fazer teatro como eixos da programação. “O teatro desta cidade é para todo mundo. Não é para esse ou aquele iniciado”, afirma Jefferson da Fonseca, que assina a curadoria junto com Geraldo Peninha.
Fotos: PBH / Divulgação.

Para a seção brasileira da programação foram convidadas produções do Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, numa seleção mais uma vez caracterizados pela diversidade de tendências. O público do #FITBH2014 poderá ver desde o aclamado monólogo “Cine Monstro”, de Enrique Diaz, ao folclore fluminense “Boi de Miracema” do Grupo Sociocultural Cara da Rua, sem deixar de lado a experimentação dos catarinenses da Dearaque Cia de Teatro, com o díptico teatral “À Distância: Lado A\ Lado B”.

Já na programação das apresentações internacionais, o #FITBH2014 marca o retorno dos franceses do Générik Vapeur, expoente da primeira edição, em 1994, com a intervenção urbana “Bivouac”. Desta vez, eles trazem “Jamais 203”, uma auto definida “sátira agridoce na sociedade”, narrada sobre duas rodas e muita agitação.

Para o festival, a Prefeitura de Berlim, na Alemanha, subsidiou parte dos custos da vinda de quatro espetáculos alemães. Entre eles, a versão do grupo Berliner Ensemble, fundado por Bertolt Brecht (1898-1956), para o clássico shakespeareano “Hamlet”. A peça envolve 42 profissionais e é um dos destaques da grade #FITBH2014.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários