Coworking é uma opção de investimento para empreendedores

maio 09, 2014



Na seção Café Convidado desta semana, o especialista em Tecnologia da Informação e empresário de Belo Horizonte, Paul Santos Leite, fala sobre uma nova alternativa de trabalho para empreendedores que estão cansados de trabalhar sozinhos ou querem sair da informalidade do quarto da sua casa: o coworking. Trata-se de salas compartilhadas com estações de trabalho individuais, onde empreendedores dos mais diferentes nichos trabalham juntos no mesmo espaço. Abaixo, confira o texto:

Você sabe o que é Coworking?


Por Paul Santos Leite*


Chega um momento na vida do empreendedor que ele fica cansado de trabalhar sozinho ou precisa sair da informalidade do quarto de casa. Mas, muitas vezes, alugar uma sala ou comprar um imóvel para ser a sede administrativa do seu próprio negócio pode fazer com que o orçamento suba para as alturas. Então, como dar o próximo passo?

Foi assim que surgiu o coworking. Muito comum nos Estados Unidos, a proposta é reunir um grupo de profissionais diferentes no mesmo escritório. O modelo diminui os custos e permite que este empreendedor tenha uma estação de trabalho personalizada, secretária, impressora, internet, motoboy, sala de reunião, cozinha, enfim, toda infraestrutura de uma empresa, inclusive com um endereço comercial.

Não há como fugir desta realidade, que já é uma tendência mundial de um novo padrão de trabalho. Profissionais liberais, autônomos, micro e pequenos empresários, muitos deles estão adotando esta forma de trabalhar, principalmente por conta do apelo econômico, aliado a um ambiente muito rico para a ampliação do seu network.

Mas, não pense que só empreendedores utilizam o serviço de coworking. Grandes empresas ao abrir mercado em novas localidades também buscam em escritórios compartilhados como uma alternativa para constituir uma filial ou, até mesmo, para ter apenas um atendimento telefônico personalizado. Infelizmente, abrir um escritório hoje em dia é ter que esbarrar com inúmeras burocracias, coisa que não ocorre quando há a contração de um coworking.

Pense, que num ambiente de escritório compartilhado, você já terá uma empresa pronta, estruturada para você apenas entrar e efetivamente trabalhar no seu negócio foco, sem se preocupar se a empresa está limpa, se a internet está funcionando, se seu funcionário foi ou não trabalhar, enfim, o local cuida disso tudo para que você consiga produzir e focar no que é realmente relevante para seu negócio.

Por ser empreendedor, o coworking sempre me chamou a atenção. Em Belo Horizonte, há uma demanda muito grande de escritórios compartilhados devido ao atual momento de fomento ao empreendedorismo, com iniciativas como o da San Pedro Valley e da Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (Seed).

Foi por isso que em junho de 2012, ao lado de outros sócios, criamos o DESK Coworking. Na época, através da própria demanda dos sócios que estavam necessitando de um espaço físico para registrar a empresa, usufruir de recursos de secretária e também para receber os clientes para acompanhamento de projetos de Tecnologia da Informação, o investimento em escritório compartilhado foi a solução que encontramos.

A ideia inicial era somente atender a um projeto específico, mas depois percebemos que o mercado estava carente de espaços que promoviam este tipo de trabalho, principalmente com o networking que é gerado e a ajuda mútua entre profissionais de áreas multidisciplinares e resolvemos investir mais no espaço.

Após dois anos, posso afirmar com orgulho que o DESK Coworking se vê consolidado com grandes parcerias que se apoiam, como contadores, advogados, gestores de negócios financeiros, de marketing, desenvolvedores, escolas, coaches, head hunters, etc. O mais legal é que no mesmo ambiente você pode encontrar todo tipo de profissional que possa vir a precisar.



 _____________________________
*Perfil: Com 16 anos de carreira na área de Tecnologia da Informação, Paul Santos Leite é pós-graduado em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG, Certificado ITIL Manager, continua atuando como Consultor Sênior de projetos de TI, mas nos últimos 2 anos imergiu no mundo do Coworking. Hoje, além de ter sua consultoria estabelecida num Coworking, trabalha integrando e proporcionando iteratividade entre seus clientes, sempre agregando valor aos projetos, onde as parcerias são sempre ganha-ganha.







  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários