CEO Summit 2014 em BH traz histórias de empreendedores de sucesso

maio 07, 2014

O presidente do Hospital Mater Dei, Henrique Salvador, compartilha algumas das suas experiências como médico e gestor. Foto: Wander Veroni.


Aprender lições valiosas sobre empreendedorismo com profissionais que já estão estabelecidos no mercado. Esta é a proposta do CEO Summit 2014, que aconteceu nesta terça-feira (06/05), em Belo Horizonte. A convite dos organizadores, o Café com Notícias participou do evento.

Para quem não conhece, o #CEOSummit é um evento da Endeavor e da EY (antiga Ernst & Young Terco) realizado há 12 anos em São Paulo e, desde 2012, em mais seis capitais brasileiras.

Trata-se de um encontro no formato de talk show que reúne grandes nomes de empreendedores, investidores e altos executivos do Brasil e do mundo para compartilhar experiências e discutir desafios. No vídeo abaixo, o diretor geral da Endeavor, Juliano Seabra, fala sobre CEO Summit 2014:


Na edição de BH do #CEOSummit, participaram como palestrante: o fundador e CEO da Totvs, Laércio Cosentino; o fundador da Toys Talk e empreendedor Endeavor, Marco Carvalho, e o fundador da MXT e da Denox e empreendedor Endeavor, Gustavo Travassos; e o presidente do Hospital Mater Dei, Henrique Salvador.

Cada palestra trouxe inúmeras visões de mercados e dicas para que novos empreendedores possam crescer. Fiz quase meio bloquinho de anotações e insights que tive durante as apresentações. Ao invés de detalhar a fala de cada convidado um por um, resolvi colocar em tópicos alguns pontos de destaque. São eles:

#FOCO: O empreendedor tem que deixar muito claro o que quer para se fortalecer no mercado e descobrir o seu verdadeiro D.N.A. Acredite no seu projeto para que as outras pessoas também acreditem nele. Não tenha medo de errar! Tenha disciplina, perseverança e humildade para se reerguer.

#PARCERIA: Só existe um empreendedor quando há pessoas que acreditam nesse sonho com ele. Por isso, mais do que ter uma boa ideia e uma visão de mercado, é necessário unir forças. Empreendedor atrai empreendedor.
Painel com os melhores momentos do CEO Summit em BH. Fotos: Wander Veroni.

#AÇÃO: Mais do que colocar um projeto no papel, é preciso colocar a mão na obra e saber liderar uma equipe. Sonhe, escute, planeje e trabalhe pelo seu projeto. Traga o maior número de pessoas para sonharem junto com você. Trabalhe muito, mas também dedique tempo ao estudo e ao lazer.

#PLANEJAMENTO: Trace um plano de metas e considere aquilo que pode ser alcançado a pequeno, médio e longo prazo. Bonifique a sua equipe e ofereça melhores condições de trabalho. Invista nos talentos da sua equipe para que todos possam crescer juntos. Além disso, é importante ter noção de gestão e de administração. Se não sabe, procure saber e não tenha medo de pergunta. Isso faz toda a diferença!

#FINANCIAMENTO: Para que o sonho saia do papel é preciso estabelecer os seus custos e o quanto você dispõe de capital inicial. Se você não tem o montante necessário para começar algo, considere a possibilidade de um sócio (ou até mesmo mais de um), empréstimo ou financiamento. Tudo tem um custo. E o lucro, muitas vezes, só vem a médio e a longo prazo.

#VISÃO: Não tenha medo de traçar planos audaciosos para o seu empreendimento. Lembre-se que os chineses só consideram que um negócio terá sucesso se ele for possível de competir de forma global. Com a internet, você não está falando só para o regional, mas para o mundo.

#ALTERNATIVA: O empreendedor de sucesso trabalha com várias visões alternativas para diminuir os riscos, o chamado Plano B. Quanto mais alternativas para direcionar o seu projeto caso aconteça algo no caminho, melhor. Muitas vezes, o “pulo do gato” está na alternativa e não na proposta inicial.
O sócio-líder da EY em Minas Gerais, Flávio Machado, e a coordenadora da Endeavor em Minas Gerais, Amanda Cattoni. Foto: Wander Veroni.

#BAGAGEM: Invista em você e na sua equipe. Livros, viagens, cursos, seminários, palestras, congressos, workshops, reuniões, encontros informais num restaurante ou num bar, enfim, tudo isso pode ser um caminho para aumentar a sua bagagem cultural e, consequentemente, o seu network. O homem não é uma ilha. Construa pontes e aceite a diversidade. Um olhar de quem está de fora pode contribuir para um insight.

#CULTURA: O inglês é um idioma universal, principalmente para quem trabalha com tecnologia e comunicação. Abre portas nas mais diversas áreas. Lembre-se que aprender outro idioma é também um exercício de aprender sobre uma nova cultura. Estude também espanhol, francês, italiano, alemão, árabe, mandarim, etc., e invista em você. Abra a sua cabeça: pense grande, pense global.

#FAMÍLIA: Envolver membros de uma mesma família para o fortalecimento de um empreendimento pode ser muito gratificante, mas é preciso maturidade dos envolvidos para separar questões de família das questões da empresa. Além disso, é preciso trabalhar a questão da sucessão com naturalidade e, de preferência, com consultoria especializada para que o negócio não seja desfeito por questões pessoais e financeiras.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários