Filme "Irmã Dulce" terá as atrizes Bianca Comparato e Regina Braga como protagonistas

abril 18, 2014

Fotos: Valéria Simões / Agência Febre.


As atrizes Bianca Comparato e Regina Braga vão interpretar Irmã Dulce nos cinemas. As filmagens começaram nesta semana em Salvador, na Bahia, e se encerram no dia 26 de maio, dia em que a religiosa completaria 100 anos. O filme é produzido por Iafa Britz, da Migdal Filmes, e dirigido por Vicente Amorim, que já fez filmes como Corações Sujos e Caminhos das Nuvens.

Na juventude, Irmã Dulce será interpretada por Bianca Comparato. A atriz que foi bastante elogiada pela crítica em trabalhos como as séries Sessões de Terapia, do GNT, e A Menina Sem Qualidades, da MTV Brasil, viverá a religiosa na fase de ativismo social e fomento do trabalho filantrópico.

E na fase posterior, Regina Braga fará Irmã Dulce quando o trabalho de suas ações em prol dos necessitados já é bastante admirada, mas possui resistência de alguns grupos sociais e políticos, inclusive da própria Igreja. Conhecida como “Anjo Bom da Bahia”, Irmã Dulce impressiona por sua capacidade de conviver com todos os credos e todas as classes sociais, dos poderosos aos marginalizados.

Numa época em que não havia uma preocupação de universalizar o acesso à saúde pública, tendo à assistência médica gratuita a população praticamente realizada pela filantropia, chama a atenção até hoje a obra de Irmã Dulce que construiu por meio de doações e ativismo, creches, hospitais e centros educacionais.

Capaz de quebrar paradigmas pelo amor ao outro, Irmã Dulce lutou contra todo tipo de preconceito e uma doença respiratória incurável. Foi beatificada em 2011 e segue o processo de canonização que pode torná-la a primeira santa brasileira. Em 1988, ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho incansável às populações carentes.
Foto: Site Canção Nova / Reprodução.

“Todos fora já ouviram falar de Irmã Dulce. Quando me envolvi no projeto, eu estava nesta categoria. Hoje, depois de ter estudado e conhecido a sua história, de uma mulher forte, capaz de dobrar de políticos e doutores a bandidos, sou uma apaixonada por Irmã Dulce. Qualquer um que entra em contato com a história dela sai diferente dessa experiência. É esse sentimento que quero compartilhar”, explica a produtora Iafa Britz.

O longa Irmã Dulce está em fase de pré-produção. São dezenas de locações criadas e adaptadas a partir de ambientes reais; e produção e reconstituição de figurinos de época que vestirão centenas de figurantes. As cenas serão rodadas em locais históricos de Salvador, como o Pelourinho e a Igreja de São Francisco

Para o diretor Vicente Amorim, o projeto tem características próprias que fazem dele um desafio. “A força de um filme sobre Irmã Dulce hoje é evidente. Os novos rumos que a Igreja Católica toma com o Papa Francisco, discutindo contradições do capitalismo e pregando a necessidade do clero estar nas ruas, demonstram a atualidade do ativismo de Dulce tanto do ponto de vista religioso quanto humanista. Isto é claro para todos, católicos ou não”.

O filme vai reproduzir com riquezas de detalhes momentos marcantes, como a visita dela ao Terreiro de Mãe Menininha do Gantois e a visita do Papa João Paulo II, em 1991 quando Irmã Dulce foi ovacionada pela multidão. O lançamento está previsto para o último trimestre deste ano. O filme conta com a coprodução da Globo Filmes e Telecine.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários